Grafiteiros, skatistas e voluntários criam Jardim Terapêutico em hospital público infantil - MISTURA URBANA

Grafiteiros, skatistas e voluntários criam Jardim Terapêutico em hospital público infantil

Jardim Terapeutico

Diversos voluntários, inclusive o skatista Roger Mancha, resolveram se juntar para oferecer um espaço de relaxamento e descanso para crianças, pais e funcionários no Hospital Público Infantil Darcy Vargas.

Foi dessa união que surgiu então o projeto “Jardim Terapêutico”, o primeiro espaço com graffitis, que foi inaugurado no último dia 21 de março, sábado.

A ideia inicial foi da voluntária Monica Mallart, uma administradora que mantém o projeto “Mamãe Que Fez”, destinado a oferecer o ensino de trabalhos manuais às mães que aguardam no hospital os filhos em tratamento de hemodiálise, também como uma alternativa para a geração de renda.

Convivendo com as mães no hospital, e com os funcionários, sempre me questionei sobre como amenizar o clima estressante, e surgiu o Jardim Terapêutico para ocupar um espaço ocioso no hospital, ao lado da recepção. Conheci o Mancha por meio de outro projeto, que ambos fazemos parte, o ‘Patas Therapeutas’, e ele foi me ajudando a formatar”, declara.

Jardim Terapeutico 3

Mancha é voluntário do “PatasTherapeutas” há cerca de um ano. No projeto, donos de animais podem inscrevê-los – com perfil dócil e após treinamentos – para levar diversão às crianças no hospital. Além desse projeto, ele mantém ainda um projeto pessoal chamado “Firstpush”, que conecta pessoas com o intuito de mobilizar causas, e foi a partir dessa rede de contatos que ele conseguiu conectar as pessoas certas para a realização do Jardim Terapêutico.

Quando a Monica me falou sobre o jardim terapêutico, decidi utilizar o Firstpush para contribuir. Como faço parte do cenário artístico e cultural urbano, acabo conhecendo bastante gente, e utilizei disso para alcançar profissionais como jardineiros, artistas e paisagistas, e integrá-los ao projeto”, comenta.

O resultado foi um espaço de 90m² elaborado pelos arquitetos André Rogov e Vinícius Patrial, e as paisagistas Aline Sini e Emi Ishigai, que funciona como um lugar para ser apreciado, com o intuito de acalmar, confortar e causar reações positivas.

Lá, existem ainda algumas plantas frutíferas, como jabuticabeira, romã e acerola, que além de servir de alimentação, atraem pássaros. As paredes foram grafitadas por artistas urbanos famosos como Chivitz, Minhau, Flavio Samelo e Jay para acrescentar alegria.

Se você amou essa história, leia também:
– Diversos artistas transformam um hospital em Londres em um espaço mais colorido e divertido (link)
– Hospital nos EUA tem horta comunitária para pacientes e funcionários (link)

foto 1 foto 2 foto 3

 

Se cadastre no nosso MAILING e fique por dentro de tudo o que está rolando aqui!

Comments

comments

Lila Varo

Lila Varo

Veja todos os posts

Lila Varo, é produtora de conteúdo, editora do Mistura Urbana e mais um continente a sua escolha. lila[@]misturaurbana.com

1 Comentários

Junte-se a conversa →

  1. […] também: – Grafiteiros, skatistas e voluntários criam Jardim Terapêutico em hospital público infantil – Diversos artistas transformam um hospital em Londres em um espaço mais colorido e […]

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *