Sampa é a inspiração para a expo Sobre São Paulo de Claudia Jaguaribe - MISTURA URBANA

Sampa é a inspiração para a expo Sobre São Paulo de Claudia Jaguaribe

Sao-Luis-F_entrevistas

No dia 22 de março, domingo,às 15h30, a Casa Nova, abre suas portas ao público pela primeira vez para lançar a exposição Sobre São Paulo que reúne obras produzidas pela artista Claudia Jaguaribe nos últimos anos. A exposição permanece em cartaz até 14 de abril.

A exposição é resultado de quatro anos de investigação de Claudia sobre a cidade de São Paulo. Primeiro, ela sobrevoou os prédios da cidade e os registrou a partir de sua arquitetura, em uma espécie de mosaico de arranha-céus.

Sobre-São-Paulo_Claudia-Jaguaribe_8

O tamanho de São Paulo é exorbitante, se perdem as fronteiras, e fotografar do ponto de vista do pedestre não fazia sentido”, conta ela que, por isso, optou por um ponto de vista frontal, aéreo e afastado. “Realizei montagens e junções do material fotográfico, criando imagens panorâmicas que se estendem como se estivéssemos desenrolando um novelo de cidade emaranhada”, conclui.

Claudia persistiu em sua investigação e decidiu entrar na casa das pessoas para inverter a perspectiva. Visitou e fotografou mais de 60 moradias, de espaços apertados à apartamentos luxuosos de socialites.

Em um conjunto de 31 fotografias selecionadas pela fotógrafa, se observa vistas particulares e visões da cidade delimitadas pelas janelas. Este material foi condensado no livro “EntreVistas”, também da Editora Madalena.

 

A instalação de caixas de luz intitulada “Céu”, recentemente exposta no Itaú Cultural, ocupará também o espaço central da Casa Nova. Pelas salas do espaço estarão expostas registros da urbe através de uma visão poética proposta pela artista. São fotografias e objetos de Claudia Jaguaribe que mostram recortes das formas da metrópole e a reconstroem em múltiplos planos sobrepostos. Outro destaque desta exposição é a instalação de backlights de grandes dimensões formado por 27 imagens do céu de São Paulo. “A produção da Claudia Jaguaribe é extremamente relevante para os dias de hoje. Repensar a cidade e o papel do homem urbano é fundamental para entendermos como funcionamos. Por isso é uma honra receber essa mostra na Casa Nova ”, complementa Adriano Casanova

Sobre São Paulo, de Claudia Jaguaribe @ Casa Nova
Abertura em 22 de março, domingo, às 15h30
Período expositivo: de 22 de março a 14 de abril
Rua Chabad, 61- Jardim Paulista – São Paulo
Telefone: (11) 2305 2427
Vallet no local.
Horário de funcionamento: de terça-feira a sexta-feira, das 13h às 18h
Mais informações: www.nacasanova.com.br
Entrada gratuita/ Livre

Comments

comments

Lila Varo

Lila Varo

Veja todos os posts

Lila Varo, é produtora de conteúdo, editora do Mistura Urbana e mais um continente a sua escolha. lila[@]misturaurbana.com

0 Comentários

Junte-se a conversa →

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *