Paolo de Cuarto e sua pop art italiana chegam a São Paulo - MISTURA URBANA

Paolo de Cuarto e sua pop art italiana chegam a São Paulo

De_Cuarto

Representante da pop art contemporânea da Itália, o artista Paolo de Cuarto traz doze de suas obras de grandes formatos pela primeira vez ao Brasil. Batizada de Tracce, a exposição conta com obras trabalhadas em técnica especialmente desenvolvida pelo artista e conceito amarrado a anúncios vintage, desbotados pelo tempo e escondidos em diversos cantos do mundo.

Diretamente de Milão virão nove de suas obras e outras cinco serão produzidas pelo artista em São Paulo, ao vivo para estudantes e interessados em suas técnicas e conceitos. No dia 12 de março, antes da abertura da exposição, o artista estará presente também na mesa redonda “Processo de investigação e beira da criatividade” ao lado do chef Alberto Landgraf (Epice), Victor Megido (Diretor do IED), do arquiteto Marko Brajovic e do designer Alessandro Vassallo. A ideia é promover discussão e comparação de processos transdisciplinares como protagonistas do resultado criativo.

Paolo_De_Cuarto_e_allora_assagi_questo_caffe_140x190_cm_2012

A obra de De Cuarto bebe na fonte dos Ghost Signs, típicos remanescentes de pinturas publicitárias, então feitas à mão, em paredes de edifícios de alvenaria. Encontrados em cidades e vilarejos em diversos países, de muitos deles apenas pequenos trechos sobreviveram à ação do tempo. É exatamente a partir desses muros que o artista começa o trabalho de recuperação, uma espécie de “restauro” das imagens. De Cuarto as descontextualiza de seus fins comerciais e as resgata à vida vestindo-as de um novo valor.

RPDC-2-040314

Utilizando-se de imagens adormecidas na memória coletiva, integra o passado ao presente tornando-as “Pop”. De 2002 aos dias atuais as obras de Paolo De Cuarto são reconhecidas em toda a Itália e em todo o mundo, aterrissando, em 2014, até mesmo na China. Em fevereiro de 2015, a mostra Silver Factory em Montecarlo, reuniu obras de três artistas da Pop Art e colocou Paolo de Cuarto ao lado de Mimmo Rotella e Andy Warhol.

Serviço
TRACCE – PAOLO DE CUARTO
Local: IED São Paulo – Rua Maranhão, 617, Higienópolis
Vernissage aberto ao público: 12 de março, às 20h.
Período da exposição: 13 a 18 de março de 2015.
IED para visitas: Segunda a sexta, de 8h às 22h, entrada livre.
Informações sobre workshops: [email protected]

 

Se cadastre no nosso MAILING e fique por dentro de tudo o que está rolando aqui!

Comments

comments

Lila Varo

Lila Varo

Veja todos os posts

Lila Varo, é produtora de conteúdo, editora do Mistura Urbana e mais um continente a sua escolha. lila[@]misturaurbana.com

0 Comentários

Junte-se a conversa →

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *