NOISEY LANÇA FANZINE COM COMPILAÇÃO DE MATÉRIAS PUBLICADAS NA SÉRIE “ZINE É COMPROMISSO” - MISTURA URBANA

NOISEY LANÇA FANZINE COM COMPILAÇÃO DE MATÉRIAS PUBLICADAS NA SÉRIE “ZINE É COMPROMISSO”

Snap 2015-03-05 at 13.05.06

O Noisey, canal de música da VICE, lança na próxima edição da Feira Plana, o Zine É Compromisso: Zine de Zines, uma compilação de 15 matérias, com textos e imagens, publicadas na série do Noisey “Zine é Compromisso”, que resgata a história dos fanzines clássicos do Brasil.

A série Zine é Compromisso nasceu com o objetivo de mostrar o valor do esforço de uma galera que foi tão importante para a consolidação da cena musical independente brasileira quanto as próprias bandas e os organizadores de shows. Os fanzineiros que se dedicaram a cobrir o nosso underground durante a segunda metade dos anos 1980, até mais ou menos o ano 2000, quando os blogs se popularizaram e os zines deram uma sumida das banquinhas de shows, muitas vezes são esquecidos pelos documentários, livros e exposições.

Num período em que a cobertura jornalística musical virava as costas para as manifestações alternativas, os zines de música foram os grandes responsáveis por informar, contextualizar e promover as expressões emergentes no Brasil, como o punk, o metal extremo, o ska, o hardcore, o indie rock – à época chamado de “guitar”, o gótico, o rap, o techno e o rock experimental.

Snap 2015-03-05 at 13.06.38

Segundo Eduardo Ribeiro, o repórter responsável pelas entrevistas e textos do projeto, o conceito surgiu para documentar os fanzines musicais mais importantes do período que antecedeu a popularização da internet no Brasil e que sucedeu o boom do rock nacional comercial. “O mais interessante desta série é perceber que cada título fazia um tipo de cobertura específica, como se cada publicação fosse o retrato de um microcosmo da cena underground como um todo. Se juntarmos todos esses pedaços, temos um panorama completo da história da música independente brasileira num de seus períodos mais ferteis, quando toda a infraestrutura de que desfrutamos hoje estava sendo construída aos trancos e barrancos”, explica.

Entre as publicações perfiladas, destacam-se o zine midsummer madness, de Rodrigo Lariu, que hoje é um bem sucedido selo indie, o Esquizofrenia, editado por Gilberto Custódio, atualmente dono da Locomotiva Discos e organizador da Feira de Discos de São Paulo, Broken Strings, título vinculado ao clássico festival Juntatribo, que fez história nos anos 90 relevando nomes como Raimundos, Panet Hemp e Garage Fuzz, Enter The Shadows, o zine gótico do DJ Tonyy, conhecido pela festa Trash 80’s, e o Life?, do Douglas Utescher, à frente da distribuidora e editora de publicações independentes Ugra Press.

Todo esse material coletado e publicado em uma série de reportagens veiculadas no Noisey, ao curso de um ano, agora estará disponível em formato metalinguístico, no Zine dos Zines, distribuído gratuitamente na Feira Plana.

Serviço:
Zine É Compromisso: Zine de Zines @ Feira Plana
Participantes: Eduardo Ribeiro e Arthur Dantas
Data: Domingo, 08 de março
Local: Auditório do MIS
Horário: 12h
Lotação: 172 pessoas
Entrada: Gratuita (sujeito à lotação da sala)
Não necessita inscrição
Endereço: Museu da Imagem e do Som – MIS SP – Av. Europa, 158 – Jardim Europa

 

Se cadastre no nosso MAILING e fique por dentro de tudo o que está rolando aqui!

Comments

comments

Lila Varo

Lila Varo

Veja todos os posts

Lila Varo, é produtora de conteúdo, editora do Mistura Urbana e mais um continente a sua escolha. lila[@]misturaurbana.com

0 Comentários

Junte-se a conversa →

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *