Sesc Santana apresenta “Raízes e Asas”, novo projeto expositivo no Sesc Vitrine - MISTURA URBANA

Sesc Santana apresenta “Raízes e Asas”, novo projeto expositivo no Sesc Vitrine

Luz e sombra

De março de 2015 a dezembro de 2016, o Sesc Santana realiza o ciclo expositivo “Raízes e Asas”. Sob curadoria de Nair Benedicto, a série abriga o imaginário de sete fotógrafas vindas de diversos estados brasileiros, trazendo suas indagações sobre temas como identidade, natureza, raízes, transcendência, violência e a ideia de “não lugar”, explorando os limites que permeiam o que é de dentro, de fora, do privado, do público e de si.

Inês Calixto é a primeira fotógrafa a exibir seus trabalhos, que ficarão expostos entre 10 de março e 07 de junho. No dia da abertura (10) será realizado o bate-papo “Raízes e Asas – processos de criação e curadoria”, às 19h. Nele, a curadora e as fotógrafas participantes expõem suas linhas de trabalhos e os processos de criação para a exposição.

O trabalho de Inês Calixto retrata águas e rios. As fotografias dessa exposição exibem a conexão existente entre a água e o homem, para quem o rio é a extensão de sua própria vida. “No seu arsenal de fotos entraram cacimbas, açudes secos, mandacarus, pés, mãos e peles do corpo castigado pela procura de todos os dias, quase sempre sob sol de 40 graus, por esse bem precioso, sem o qual a vida é praticamente impossível”, relata Nair.

Nair Benedicto, essencial para a consolidação do fotojornalismo no Brasil, foi escolhida por sua sensibilidade no trato de assuntos relativos às minorias e à posição das mulheres, dando ao ciclo de exposição um olhar considerando questões de gênero. “Para convidar as fotógrafas para o projeto pensei em trabalhos que, focalizando apenas algumas regiões do país, poderiam suscitar questões mais abrangentes, universais”, diz a curadora.

O projeto Sesc Vitrine torna os vidros dos muros de entrada da unidade, uma galeria a céu aberto, exibindo para o público da zona norte trabalhos de artistas contemporâneos no campo da fotografia. Um profissional é convidado para selecionar trabalhos de artistas de acordo com um eixo curatorial definido conjuntamente e, a partir dessa escolha, as exposições individuais se sucedem periodicamente.

Inês Calixto é educadora e fotógrafa. Em maio de 2010 trocou a vida cotidiana em São Paulo pelo gosto de experimentar a fotografia itinerante. Embarcou numa viagem de dois anos pelo interior do Brasil, com o objetivo de conhecer mais profundamente as matrizes da cultura brasileira. A viagem juntou três paixões da fotógrafa: a fotografia, a oralidade e a educação.

Nair Benedicto é formada em Rádio e Televisão pela Universidade de São Paulo (USP). Foi co-fundadora do NAFOTO, responsável pelo Mês Internacional da Fotografia de São Paulo. Com quase 40 anos de carreira, voltada basicamente para o fotojornalismo, tem obras adquiridas pelos museus MASP (SP), MAM (RJ) e MoMA (NY). Livros: Nair Benedicto: As melhores fotos (1988), A Questão do Menor (1980) e coautora de A Greve do ABC (1980). Atualmente é diretora, editora e fotógrafa da Agencia N Imagens.

Serviço:

Sesc Santana
Exposição: de 10/03 a 07/06, 24h por dia (galeria a céu aberto).
Fachada do Sesc Santana.
Bate-papo: 10/03, terça, às 19h.
Área de Convivência.
Av. Luiz Dumont Villares, 579 – Jd. São Paulo.

Livre para todos os públicos.
Telefone para informações: (11) 2971-8700
Para informações sobre outras programações ligue 0800-118220 ou acesse o portal sescsp.org.br

Se cadastre no nosso MAILING e fique por dentro de tudo o que está rolando aqui!

Comments

comments

Natt Naville

Natt Naville

Veja todos os posts

Natt Naville é jornalista e gosta de tudo que envolve o universo da comunicação. Entre palavras e histórias: Música. Música para tocar, para ouvir e dançar. Editora do Mistura Urbana, gosta de criar, recriar e se reinventar. Vive no paraíso azul da Grécia.

0 Comentários

Junte-se a conversa →

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *