Documentário South American Cho-Low será exibido na Matilha Cultural - MISTURA URBANA

Documentário South American Cho-Low será exibido na Matilha Cultural

cine

Esta semana, a Matilha Cultural reinicia as atividades de 2015 e promove o encontro de adoradores e curiosos da cultura Lowrider no Brasil. Também conhecido como cholo, termo frequentemente usado para definir uma subcultura de gangue de Chicano e é caracterizado por seu padrão de vestimentas, uso de linguagem popular e diversidade de gestos, a Matilha irá exibir o mini-documentário South American Cho-Low, dirigido pela jornalista americana Phuong-Cac Nguyen, dia 10 de março, terça-feira com exibições das 19h às 21h30. No mesmo dia, haverá a abertura da exposição fotográfica de mesmo nome, criada a partir da gravação do documentário com imagens de Adalberto Rossette, Rafael Jacinto e João Kehl. A primeira exibição do mini-documentário será às 19h e, em seguida, haverá uma roda de conversa com alguns personagens do filmes, entre eles, Luiz Gordo, Alemão, Leandro Lado Norte e da equipe de produção Adalberto Rossette e a diretora a do filme.

Foto de Adalberto Rossette
Foto de Adalberto Rossette

South American Cho-Low é um documentário de 16 minutos que faz um panorama sobre a influência da cultura lowrider no Brasil vinda da Califórnia. O documentário traz entrevistas com brasileiros e americanos importantes para a disseminação da cultura no país, entre eles, Antonio Carlos Batista Filho aka Alemão, o fotógrafo Estevan Oriol, Christopher “Duel” Hall, Luiz Gordo Teixeira, Mariana de Paula Martins e Leandro Vinícius Pimenta Cabellos.

Além do documentário, haverá uma exposição fotográfica no primeiro andar da Matilha. As fotos para a exposição foram tiradas pelos fotógrafos paulistas Adalberto Rossette e os ex-membros da Cia de Foto Rafael Jacinto e João Kehl. Eles trouxeram para esse projeto suas próprias assinaturas. Durante a produção do curta South American Cho-Low, os fotógrafos acompanharam todo o processo, que resultou em uma sequencia de fotos que imprime uma história própria e ajuda a proporcionar um olhar mais amplo sobre a cultura lowrider, estilo de vida crescente aqui no Brasil.

foto de Adalberto Rossette
foto de Adalberto Rossette

Temas como tatuagens, violência associada a gangues e religião são abordados no decorrer do documentário, ampliando a discussão do que é manter uma identidade brasileira dentro desse cenário cultural. A ideia de retratar esse movimento no Brasil surgiu em 2007 quando a jornalista americana passeava pelas ruas do centro de São Paulo para a produção de um Guia Cultural sobre lugares da cidade. De longe, avistou duas pessoas facilmente identificadas com símbolos que remetiam a cultura lowrider americana: meias brancas esticadas até pouco abaixo do joelho, calças de cor bege, cabeças raspadas, tatuagens por quase todo o corpo, Nike Cortez branco entre outros.

Incentivada pela sua própria curiosidade, Phuong-Cac Nguyen começou a pesquisar sobre esses brasileiros que mantinham uma identidade da cultura lowrider no Brasil mesmo sem nunca terem ido a Los Angeles. De lá pra cá, conheceu Antonio Carlos Batista Filho, mais conhecido como “Alemão”, considerado o primeiro cholo brasileiro e que se tornou o personagem central do documentário.

Para ler a entrevista que fizemos com a diretora do filme, Phuong-Cac Nguyen, clique AQUI.

Cine Matilha: South American Cho-Low
Data de exibição: 10 de março, terça-feira
Entrada: gratuita
Horários:
19h + bate papo com personagens do documentário | 20h | 20h30| 21h | 21h30
Discotecagem: Douglas Xamã, Luiz Gordo e Pancho
Site oficial: https://www.facebook.com/SouthAmericanChoLow
Direção: Phoung-Cac Nguyen
Produção executiva: Alfredo Pitta
Diretores de fotografia: Adalberto Rossette, Rafael Jacinto, Joao Kehl, Rodrigo Fonseca, Robson Thomaz, Gabriel Dietrich
Fotografia: Adalberto Rossette, João Kehl e Rafael Jacinto.
Duração: 16 minutos

Sobre a exposição: South American Cho-Low
Período expositivo: 10 à 30 de março
Entrada gratuita
Horário de visitação: terça-feira a domingo, da 12h às 20h/ exceto sábados: 14h às 20h

 

Se cadastre no nosso MAILING e fique por dentro de tudo o que está rolando aqui!

 

Comments

comments

Lila Varo

Lila Varo

Veja todos os posts

Lila Varo, é produtora de conteúdo, editora do Mistura Urbana e mais um continente a sua escolha. lila[@]misturaurbana.com

0 Comentários

Junte-se a conversa →

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *