Documentário "Entre Saltos" traz uma reflexão sobre a feminilidade e a cidade - MISTURA URBANA

Documentário “Entre Saltos” traz uma reflexão sobre a feminilidade e a cidade

Entre Saltos_PI_São Paulo_Fev 2014_Eduardo Bernardino 32

A performance “Entre Saltos” aborda a figura da mulher no mundo contemporâneo e trata da construção da feminilidade bem como a imagem do feminino em relação à esfera pública. A ação se dá em forma de uma caminhada pública de muitas mulheres, que pretende enfatizar o equilíbrio e o desequilíbrio enfrentados pelo feminino na metáfora do “sapato de salto alto”, e propõe colocar a rua como extensão do corpo e da vida. Ao término, as performers constroem poeticamente uma instalação com a colaboração da artista plástica e performer mexicana Ana Teresa Fernández, que trabalha com temáticas ligadas à desigualdade, imigração e questões do gênero feminino.

Em 2013, o Coletivo PI recebeu o Prêmio FUNARTE – Mulheres nas Artes Visuais, por essa performance urbana. A partir disso, o grupo elegeu quatro grandes centros urbanos do Brasil, que receberam essa inusitada intervenção, reunindo cerca de 150 pessoas em cada uma das apresentações.

Passando por São Paulo, Campinas/SP, Porto Alegre/RS e Salvador/BA, e registrando toda a movimentação em torno dessa intervenção, que chegou a incluir em seu roteiro o Jardim Itatinga (Campinas) e suas profissionais do sexo em uma performance, o Coletivo criou o documentário “Entre Saltos”, que agora será exibido pela primeira vez na cidade de São Paulo, hoje (11 de fevereiro) no Sesc Belenzinho.

De acordo com as artistas do Coletivo PI, Entre Saltos “fala sobre a mulher que procura se equilibrar entre as várias esferas de sua vida e sobre as imposições de uma sociedade cada vez mais voltada ao culto à imagem e a padrões de beleza rigorosos, a mulher que procura ser mãe atenciosa, mulher desejável, profissional competente, habilidosa nas funções domésticas e ainda se sustentar sobre dois saltos altos. A performance de um coro de mulheres trata da beleza comum, da força e a fragilidade juntas em um exercício da subjetividade e existência”.

Com duração de 46 minutos, o documentário expõe o trabalho do Coletivo Pi e todas as relações criadas para que ele acontecesse em cada um desses centros urbanos, com suas peculiaridades.

O documentário mostra a trajetória da performance Entre Saltos, produzida pelo Coletivo PI, por quatro cidades do Brasil: São Paulo/SP (fev/2014), Campinas/SP (mar/2014), Porto Alegre/RS (abr/2014) e Salvador/BA (mai/2014). Mulheres e homens de diversas idades, profissões e culturas discutindo, por meio da arte, as forças e formas que moldam a feminilidade na atualidade. Os discursos expostos no vídeo vão além da cobertura documental do projeto. As provocações dos entrevistadores e as reflexões das participantes evocam questionamentos sobre a condição da mulher na sociedade e na arte: medos, preconceitos, desafios, alegrias, o lugar da mulher na atualidade e quem é a mulher contemporânea pelo ponto de vista de cada entrevistada. Após a exibição do vídeo, haverá um bate papo intitulado Feminilidades e a Cidade. O bate-papo tem como foco as pesquisas do Coletivo PI, compartilhando o suporte teórico e promovendo um encontro para refletir sobre este tema com a comunidade. Orientação: Coletivo PI.

Play no teaser:

Serviço

Exibição documentário “Entre Saltos”, seguido de bate-papo Feminilidade e Cidade, com orientação do Coletivo Pi
Onde: Sesc Belenzinho
Local: Sala da Internet Livre. Vagas Limitadas
Quando: 11 de fevereiro
Horário: 19h00 às 21h30
Duração: 48 minutos – 01 encontro. 1º Pavimento
Entrada Gratuita
Recomendação Livre
Saiba mais: www.coletivopi.com / www.facebook.com/coletivopi

Entre Saltos - Jardim Itatinga - São Paulo - 14/03/2014

Se cadastre no nosso MAILING e fique por dentro de tudo o que está rolando aqui!

Comments

comments

Natt Naville

Natt Naville

Veja todos os posts

Natt Naville é jornalista e gosta de tudo que envolve o universo da comunicação. Entre palavras e histórias: Música. Música para tocar, para ouvir e dançar. Editora do Mistura Urbana, gosta de criar, recriar e se reinventar. Vive no paraíso azul da Grécia.

0 Comentários

Junte-se a conversa →

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *