Warning: mysql_query(): Access denied for user ''@'localhost' (using password: NO) in /home/misturaurbana/public_html/wp-content/plugins/simple-newsletter-signup/simple-newsletter-signup.php on line 75

Warning: mysql_query(): A link to the server could not be established in /home/misturaurbana/public_html/wp-content/plugins/simple-newsletter-signup/simple-newsletter-signup.php on line 75

Warning: mysql_fetch_row() expects parameter 1 to be resource, boolean given in /home/misturaurbana/public_html/wp-content/plugins/simple-newsletter-signup/simple-newsletter-signup.php on line 76
Banksy divulga vídeo de si mesmo pintando na Faixa de Gaza - MISTURA URBANA

Banksy divulga vídeo de si mesmo pintando na Faixa de Gaza

9be161daa3e674de63fbf554f41a6b6d

O artista urbano de renome mundial, Banksy divulgou um vídeo de dois minutos em seu site esta semana, que proporciona uma visão reveladora da vida atrás das paredes da Faixa de Gaza.

O vídeo, “Make this the year YOU discover a new destination” “Faça deste ano com que você descubra um novo destino,” convida os espectadores a assistir à devastação da guerra de Gaza e da aflição da população palestina isolada dentro de suas fronteiras.

O mini-documentário satírico, que é definido como o lendário Projeto “Tried by 12,” apresenta-se como uma propaganda para viajantes do mundo. Ele começa mostrando um indivíduo, presumivelmente Banksy, ao entrar em Gaza através do que está entre parênteses, descrita como uma rede ilegal de túneis. “Bem longe do roteiro turístico”, o subtítulo lê.

Saindo de um dos túneis escuros, Banksy sobe para a região bombardeada e é recebido por crianças que brincavam em meio a pilhas de escombros. “Os moradores gostam tanto que eles nunca saem”, diz o vídeo. Cortando a um scrum de Força de Defesa (IDF) dos soldados israelenses, ele continua: “Porque nunca é permitido.”

O vídeo capta quatro novas peças do misterioso artista. O primeiro, intitulado “Bomb Damage” é pintado em uma porta desafiadoramente na fachada de um edifício destruído. Potencialmente inspirado por Rodin, “O Pensador”, que mostra um homem ajoelhado sobre em agonia aparente. Outra parte revela uma das torres de guarda israelense ao longo do muro de separação transformado em um parque de diversões. A terceira e maior peça é um gato branco com um laço rosa medindo cerca de 3 metros de altura; sua pata que paira acima de uma bola de torcida de sucata de metal como um novelo de lã.

“Um homem local veio e disse: ‘Por favor – o que isto significa’ Expliquei que eu queria destacar a destruição em Gaza por postar fotos no meu site – mas na internet as pessoas só olham fotos de gatinhos”. “Este gato diz ao mundo que ele está perdendo a alegria em sua vida,” um homem palestino descansando nas proximidades fala em árabe para a câmera. “O gato encontrado é algo para brincar. E os nossos filhos? ”

A quarta e última parte é a pintura vermelha simples em uma parede. Lê-se: “Se nós lavamos as mãos do conflito entre os poderosos e os fracos ficamos do lado dos poderosos, nós não permanecer neutros.”

De acordo com o vídeo, grande parte da destruição registrada é o resultado da “Operação borda protetora”, uma campanha militar israelense julho 2014, que tem o objetivo declarado de impedir que o Hamas dispara-se foguetes a partir da entrada em território israelense.

Durante as sete semanas de ataques aéreos, Gaza sofreu teve 2.300 vítimas, incluindo 513 crianças; 66 soldados israelenses e cinco civis que também foram mortos. 7.000 casas palestinas foram destruídas completamente, e outros 10.000 severamente danificadas, segundo as Nações Unidas. Mais de meio milhão de pessoas foram deslocadas pelo conflito. Segundo algumas estimativas, a reconstrução da cidade de Gaza poderia custar mais de US $ 6 bilhões e levar mais de 20 anos.

Banksy não é novidade para o conflito israelo-palestiniano. Em 2005, ele pintou nove peças ao longo da 425 milhas Cisjordânia Wall, a barreira que separa a Palestina e Israel. Nesse mini-documentário ele mostra que continua sendo politicamente engajado e ousado.

Screen_Shot_2015-02-26_at_6.29.38_AM

gz_03aatwt-2

gz_nc_04-3

iwwoh

Saiba mais aqui.

Via – Dailydot

Se cadastre no nosso MAILING e fique por dentro de tudo o que está rolando aqui!

Comments

comments

Natt Naville

Natt Naville

Veja todos os posts

Natt Naville é jornalista e gosta de tudo que envolve o universo da comunicação. Entre palavras e histórias: Música. Música para tocar, para ouvir e dançar. Editora do Mistura Urbana, gosta de criar, recriar e se reinventar. Vive no paraíso azul da Grécia.

1 Comentários

Junte-se a conversa →

  1. […] Banksy divulga vídeo de si mesmo pintando na Faixa de Gaza #MisturaUrbana […]

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *