Conheça o povo de Bajau, os últimos nômades que vivem nos oceanos - MISTURA URBANA

Conheça o povo de Bajau, os últimos nômades que vivem nos oceanos

Foto: Fairuz Othman
Foto: Fairuz Othman

Viver do mar e no mar, assim vivem os Bajaus, de origem malaia, os últimos nômades que vivem sobre as águas da terceira maior ilha do mundo, o Bornéu (entre a Indonésia, a Malásia e o Brunei). Eles habitam barcos ou palafitas construídas sobre recifes de coral, e são ainda pouco encontrados entre a Indonésia e nas Filipinas. O povoado que tem origem no século IX, alterna a vida até hoje entre a morada em pequenas canoas que foram transformadas em casas e bangalôs sobre a água.

A vida que vem da água é para os Bajaus sagrada, pois é em contato com a natureza e com o azul das águas que eles acreditam que repousam os espíritos dos seus ancestrais; assim acaba sendo não só um meio de vida, mas uma religião.

Mas, infelizmente essa população está ameaçada de extinção pelos governos locais que dizem que eles estão de certa maneira destruindo o meio ambiente. A justificativa do governo é que eles vivem da pesca e da extração de pérolas de forma predatória, desde então, eles vêm tentando retirar os últimos nômades da água.

O povo Bajau é também conhecido como “ciganos do mar”, e possuem pescadores que conseguem mergulhar a 20 metros de profundidade e ficar até cinco minutos sem respirar. É da pesca que eles se alimentam, e que que obtém quase tudo que necessitam.

De tanto viver debaixo d’água desde a infância, os músculos dos olhos se adaptaram para contrair mais as pupilas, aumentando assim a refração da luz, além disso, eles têm uma melhor visão, e muitos deles dizem que de tanto passar a maior parte do tempo no mar, quando estão em terra firme muitas vezes enjoados.

Embora incrível, essa prática é arriscada, e alguns até morrem em consequência de problemas causados pelos mergulhos. Vale lembrar, eles não fazem uso de nenhum equipamento.

Tradicionalmente, esse povo nasce, vive e morre no mar.

 

Se cadastre no nosso MAILING e fique por dentro de tudo o que está rolando aqui!

 

via

Comments

comments

Natt Naville

Natt Naville

Veja todos os posts

Natt Naville é jornalista e gosta de tudo que envolve o universo da comunicação. Entre palavras e histórias: Música. Música para tocar, para ouvir e dançar. Editora do Mistura Urbana, gosta de criar, recriar e se reinventar. Vive no paraíso azul da Grécia.

0 Comentários

Junte-se a conversa →

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *