Vem pra cá... entrevistamos o cartunista Pedro Ivo! - MISTURA URBANA

Vem pra cá… entrevistamos o cartunista Pedro Ivo!

Da série, artistas que você precisa conhecer vem aí: PEDRO IVO. O cara é daqueles que é de tudo um pouco, ator, produtor, cartunista, chargista… mas é dos quadrinhos dele que eu vamos falar.

Pode ser que você até já tenha visto, e bastante, o trampo dele por aí. Ele já fez trampos que vão da Jontex até ao Agora é Tarde com o Danilo Gentili. Agora Pedro se prepara para lançar com uma galera, a primeira franquia de super-heróis voltada para o público jovem e adulto da atualidade.

Como eu passei 4 horas no site dele curtindo as tirinhas, aproveitei para separar umas pra vocês e bati um papo com ele.

Confira abaixo.

06-01-2015_thumb

Você é ator, produtor de vídeos, de conteúdo e cartunista… é uma bela mistura de coisas né? No melhor estilo ovo ou a galinha.. o que vem primeiro? Seus desenhos, ou o resto?
Acho que as coisas são bem interligadas na minha cabeça. Não tem uma coisa que eu prefira mais fazer. As pessoas geralmente me contratam para contar uma história e é isso que faço. Elas dizem: “Pedro, eu vendo cimento e quero falar sobre cimento, mas não quero que pareça chato.” Daí vou lá e crio uma história, seja desenhando, escrevendo ou atuando. Mas vamos colocar o ator de lado. Isso só faço por diversão. :)

tirinha-79_thumb

Qual a diferença entre o Pedro ator, o Pedro produtor de vídeos, o de conteúdo e o Pedro cartunista? Como um influencia o outro nos trabalhos?
De todas as formas possíveis. Muitas vezes preciso fazer storyboards, por exemplo, e como travei anos em cursos de interpretação para tv e teatro, conheço um pouco de enquadramento, sei interpretar o que o diretor e o produtor querem. E os textos que li e leio me ajudaram muito na construção de roteiro. Tanto que já me sustentei dando palestras e aulas sobre “como escrever seu roteiro” e processos criativos.

Vi uma charge, sua sobre as coisas mais absurdas que você já ouviu das pessoas, que alguém te falou que você usa a arte pra poder fumar maconha. O mundo é cheio de pessoas especiais assim né? Espero que não tenha sido ninguém da sua família que falou isso. Você sempre teve o apoio da sua? Quem foi que falou aquilo pra você? Pode contar?
Sim. Minha família é prafrentex e me apoiou bastante. Pelo menos, a família nuclear, de casa. Por incrível que pareça, as maiores ofensivas que recebi vieram dos próprios colegas de trabalho. Acho que a maneira como eu me portava, meio perdidão nas ideias, dava a entender que eu pudesse ter algum problema. Mas que nada. Sou careta que só.

coisas-estranhas-1_thumb

Você já fez trampos pra Unilever, Jontex, programa do Danilo Gentili… Como foi criar para grandes nomes do mercado e, as limitações de ter que criar sob encomenda acabam “atrapalhando” o processo criativo?
Tive sorte nesse sentido. Enfrentei pouca resistência. Na Unilever o trabalho era melhorar a comunicação interna, entre os funcionários, que queriam divulgar seus resultados uns para os outros. E eram números complexos, estatísticas. Óbvio, chato pra caramba. Então fui criando alternativas divertidas para que eles se divulgassem e os resultados foram aparecendo.
Com a Jontex foi como amor a primeira vista. Me viram, me ouviram e acataram tudo. Já lá com o Gentili, comecei a receber as descrições de como deveriam ser as charges, mas em pouco tempo também acataram as minhas sugestões. Enfim, sorte. :)

O que te inspira a criar?
Histórias de super-heróis, meus cachorros, minha esposa, o telejornal, Breaking Bad, um rolê de ônibus. Varia. ;

amor_thumb1 ateus_thumb atores_thumb banana-tira_thumb bobagem-6_thumb charlie-tira_thumb coisas-estranhas-2_thumb greve_thumb paz-tira_thumb renan_thumb teamo_thumb tira-deus_thumb

tirinha-90_thumb vaiencarar_thumb

 

 

Veja mais trampos do Pedro Ivo aqui: https://pedroivo.wordpress.com

 

Se cadastre no nosso MAILING e fique por dentro de tudo o que está rolando aqui!

Comments

comments

Lila Varo

Lila Varo

Veja todos os posts

Lila Varo, é produtora de conteúdo, editora do Mistura Urbana e mais um continente a sua escolha. lila[@]misturaurbana.com

1 Comentários

Junte-se a conversa →

  1. […] o mais legal foi a entrevista que dei ao pessoal da Mistura Urbana sobre aquilo que mais gosto de fazer, […]

    Mistura Urbana :) | 3v14 / Responder

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *