Conheça o projeto "Janelas do Minhocão" que leva diversas expressões artísticas para as ruas - MISTURA URBANA

Conheça o projeto “Janelas do Minhocão” que leva diversas expressões artísticas para as ruas

Esparrama_foto9 Ivson Miranda

Depois de reunir em um ano cerca de 7 mil pessoas em pleno Elevado Costa e Silva para assistir ao premiado espetáculo Esparrama pela Janela, o Grupo Esparrama lança o seu mais novo projeto: “Janelas do Minhocão”, reafirmando o movimento de transformação do elevado em local permanente de arte e cultura.

Contemplado pelo Programa Rumos Itaú Cultural 2013-2014, o projeto será formado por três ações que ocuparão o Minhocão durante mais de seis meses: ESPARRAMA AMIGOS PELA JANELA– seis artistas das mais variadas linguagens criarão intervenções específicas para a janela do Esparrama; Nova temporada do ESPARRAMA PELA JANELA; e a estreia do novo espetáculo O MENINO QUE MORA NO MINHOCÃO.

A Intervenção colaborativa convida o público a criar e fazer parte do movimento “O que você esparramaria pela janela?”. Nos dias das apresentações serão distribuídos postais com uma convocatória para que o público possa postar no Instagram e/ou Facebook, desde poesia, fotografia, sentimento, história, algo que gostaria de compartilhar através da hashtag #conectandojanelas

O Projeto tem a rua como um local de encontro e o palco para muitos artistas, com duas temporadas de Esparrama pela Janela, além de diversas apresentações mensais. Em pouco tempo o grupo criou um enorme envolvimento do público, se
consolidando como uma das poucas iniciativas artísticas a ocupar o Elevado Costa e Silva regularmente.

foto: Ivson Miranda
foto: Ivson Miranda

Por entender que o espaço simbólico criado no Minhocão deve ser cada vez mais ampliado, multiplicando as possibilidades de ver e construir uma cidade que privilegie as pessoas, o Grupo Esparrama convida parceiros de diversas linguagens artísticas para lançarem novos olhares e perspectivas sobre a mesma janela, em uma temporada de cinco domingos, onde os convidados irão criar e esparramar a sua arte pelo Minhocão.

A estreia acontece no dia 01 de Fevereiro, com a Cia. Noz de Teatro, Dança e Animação que propõe uma estética contemporânea explorando a relação do ator com o objeto em cena. Junto com o público o Grupo Esparrama quer reafirmar a apropriação e utilização desse espaço como um local permanente de convívio com a arte, atuando também como forma de transformação social. “Pretendemos transformar, trocar experiências e acima de tudo crescer com essa troca! Ouvir, aprender e quem sabe multiplicar ações que modifiquem a vida dos moradores da região para melhor!”, diz Iarlei Rangel, diz o diretor do Grupo Esparrama.

Mais sobre o Grupo Esparrama

Criado em 2012, o Grupo Esparrama tem como base de sua pesquisa o estudo do palhaço e das estruturas cômicas em suas variadas expressões nas artes cênicas (rua, palco convencional, intervenções, teatro para crianças etc.). Fazem parte da trupe Luciana Gandelini, Iarlei Rangel, Kleber Brianez, Ligia Campos e Rani Guerra.

Como resultado de suas primeiras parcerias foi concebido no final de 2012 o espetáculo 2POR4 que participou do SESC FESTCLOWN 2014 – Festival Internacional de Palhaços realizado pelo SESC Brasília; foi selecionado pelo Edital Viagem Teatral SESI nas edições de 2013 e 2014; participou do Projeto Mosaico Teatral do SESCOOP – 16 apresentações pelo interior de SP; do projeto FDE do SESC Piracicaba e do projeto Recreio nas Férias do SESC Osasco, além de já ter realizado diversas apresentações em unidades dos SESCs. Em 2015 este espetáculo realizará temporada de dois meses – abril e maio – no Teatro Alfa.

Ainda em 2013 o grupo desenvolveu seu primeiroprojeto solo, o Esparrama pela Janela, intervenção cênica que aconteceu da janela de um apartamento no Minhocão. A proposta teve um retorno relevante da mídia e recebeu dois Prêmios FEMSA de Teatro Infantil e Jovem (Categoria Revelação – pela direção- e Prêmio Crystal Eco de Sustentabilidade) e o Prêmio da Cooperativa Paulista de Teatro, na categoria Melhor Ocupação de Espaço.

Mais do grupo aqui e aqui.

Raul Zito Hibridos
Raul Zito Hibridos

Serviço

Quando: Dias 01, 08 e 22 de Fevereiro, 01 e 08 de março de 2015.
Horário: 16:00h (*No dia 08 de março a intervenção será feita através de uma instalação do artista Raul Zito, que ficará exposta ao longo do dia.) Duração: 45 minutos
Recomendação:Livre
Ingressos: Grátis
Local: Minhocão (Elevado Costa e Silva) entre o Metrô Santa Cecília e a Rua da Consolação Acesso do público: Pelas alças de acesso do Minhocão no Metrô Santa Cecília ou da rua da Consolação, nestes pontos haverá sinalizações indicando o local da apresentação.
No dia do evento, mais informações e um mapa serão disponibilizados na página do Facebook do Grupo Esparrama e no caso de chuva, o espetáculo não acontecerá!
Mais informações e toda a programação aqui.

SissyEiko_Cia Noz
SissyEiko_Cia Noz
SissyEiko_Zumb boys
SissyEiko_Zumb boys

 

 

Se cadastre no nosso MAILING e fique por dentro de tudo o que está rolando aqui!

 

Comments

comments

Natt Naville

Natt Naville

Veja todos os posts

Natt Naville é jornalista e gosta de tudo que envolve o universo da comunicação. Entre palavras e histórias: Música. Música para tocar, para ouvir e dançar. Editora do Mistura Urbana, gosta de criar, recriar e se reinventar. Vive no paraíso azul da Grécia.

1 Comentários

Junte-se a conversa →

  1. […] dia 01 de fevereiro, o grupo lançou o projeto Janelas do Minhocão que você já conferiu aqui, e que prevê três ações distintas, por um período de […]

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *