WOOL ON RESIDENCE: e a arte urbana conquistou novamente Portugal

WOOL ON RESIDENCE: e a arte urbana conquistou novamente Portugal

02 - bordalo II 01

Entre os dias 12 e 26 de Outubro, aconteceu na Covilhã, em Portugal, o WOOL ON RESIDENCE, um evento organizado pelo WOOL – Festival de Arte Urbana da Covilhã, que contou com a presença de quatro dos mais conceituados artistas urbanos portugueses da atualidade: ADD FUEL, BORDALO II, MR. DHEO e TAMARA ALVES, aos quais se juntou outro enorme talento português, o de ±MAISMENOS±.

Após a 1º edição do WOOL realizada em 2011 e outras ações que aconteceram por todo o território português, o WOOL regressou às suas origens, num formato de residência artística, apresentando um maior e mais diversificado leque de atividades, que teve uma participação enorme por parte de toda a comunidade.

Foram visitas guiadas, projeção de filmes e, lógico, os murais realizados por cada um dos artistas, pelo centro histórico da cidade da Covilhã.

Todos os murais criados tiveram como inspiração o local, a história, fauna, flora ou costumes da cidade.

ADD FUEL, cujo trabalho reside na reinterpretação e reinvenção da típica azulejaria portuguesa, juntou a esta tradição, a reinterpretação dos desenhos locais, usados nos típicos tecidos locais.

01 - add fuel 01

BORDALO II foi a grande atração do centro histórico, construindo durante dias um aparente amontoado de lixo e sucata, que todos viram transformar-se numa enorme coruja, que contamos pra vocês neste post AQUI.

02 - bordalo II 01

Ele também foi o responsável por outras intervenções na cidade, como ‘as ovelhas’, que espalhou pelos semáforos da cidade e o grande alerta ao “desinvestimento que foi feito nos transportes públicos, concretamente, na rede ferroviária do interior, isolando ainda mais, áreas já bastante deprimidas”, como afirma o próprio artista.

Snap 2014-12-26 at 15.47.50

Snap 2014-12-26 at 15.48.07

MR. DHEO, deixou na lateral de um prédio, a sua reinterpretação de uma pintura clássica francesa, uma jovem que costura um pano, que o artista trocou pela bandeira portuguesa. Uma homenagem às costureiras e cerzideiras locais e simultaneamente, uma mensagem sobre o estado atual do País.

03 - mrdheo 02

TAMARA ALVES, depois de descobrir a cidade, as suas tradições e costumes, decidiu apresentar no seu mural, uma ode e simultaneamente um alerta de consciência para a morte lenta de todo um patrimônio secular, concretamente, o trabalho das rendas de bilros. Sua peça serve como um sinal de morte e renascimento desta Arte, retratando uma figura feminina que borda o seu próprio vestido.

04 - tamara alves 01

±MAISMENOS±, fez uma visita rápida à cidade, mas foi o suficiente para despertar todo o seu talento e inspiração para a realização de inúmeras intervenções, sempre cirúrgicas e atuais, de mensagem ou questionamento da atualidade política e social.

05 - maismenos 02 - 02

 

 

Aproveite e leia mais sobre o WOOL e suas iniciativas. Clique AQUI para ler sobre o projeto incrível de graffiti para a terceira idade que eles realizaram!

 

 

Se cadastre no nosso MAILING e fique por dentro de tudo o que está rolando aqui!

 

Comments

comments

Lila Varo

Lila Varo

Veja todos os posts

Lila Varo, é produtora de conteúdo, editora do Mistura Urbana e mais um continente a sua escolha. lila[@]misturaurbana.com

0 Comentários

Junte-se a conversa →

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *