O Cinema Imersivo em forma de Fulldome arte chega ao Rio de Janeiro - MISTURA URBANA

O Cinema Imersivo em forma de Fulldome arte chega ao Rio de Janeiro

FullDome UK by United Vjs
FullDome UK by United Vjs

No dia 27 de novembro, o Rio de Janeiro será colocado na rota internacional dos amantes de novas formas de se fazer cinema. A sétima arte agora conta com o cinema imersivo em forma de fulldome arte, inédita no Brasil – e já estabelecida na Europa e EUA. A mostra internacional de curtas metragens projetados a 360o, na cúpula Carl Sagan acontece no Planetário da Gávea.

A mostra <strong>Fulldome BR 2014, traz uma seleção dos melhores curtas do festival Fulldome UK, apresentados entre 2012 e 2014. O evento britânico é considerado um dos mais preeminentes de filmes 360o e acabou de ter sua edição 2014 realizada no National Space Centre, em Leicester, UK.

Os curtas em fulldome começam a ser exibidos a partir das 20h e tem entrada gratuita. Serão exibidos 20 curtas, assinados por artistas como Diana Reichenbach (EUA), Aaron Bradbury (Reino Unido), Caio Haar (Brasil), Dominic St-Amant (Canadá), Sebastian Hilgetag (Alemanha) e United VJs(Brasil).

A mostra organizado por Jodele Larcher, do Videoataq Brasil (8a edição) acontece dentro do Festival Multiplicidade Imagem_Som_Inusitados, propondo uma mostra aberta e colaborativa de trabalhos audiovisuais, abrindo ainda mais espaço para a experimentação e improvisação de VJs e artistas visuais sob diferentes suportes. A organização também disponibilizará alguns projetores para participantes que não possuírem o seu.

Para participar aqui.

Mais:

A FULLDOME BR é uma associação que apoia investigadores e artistas interessados em trabalhar com fulldome no Brasil. Para quem não sabe, fulldome é um tipo de mídia visual imersiva, baseada em projeções de vídeo em cúpula, como a de um planetário. Fundada por VJ Zaz, VJ Spetto e VJ Roger S – artistas do coletivo internacional United VJs – junto com os criadores do FULLDOME UK, concebido por Pedro Zaz (Portugal), Ben Stern (Inglaterra) e Philip Mayer (Inglaterra). A FULLDOME BR é o desdobramento nacional do FULLDOME UK.

Uma associação sem fins lucrativos com base no Reino Unido que apoia artistas e pesquisadores de todo o mundo, que trabalham em ambientes imersivos em 360o. Há cinco anos, organiza eventos com o objetivo de promover o fulldome não só como um meio artístico mas também como uma plataforma inédita para visualização de dados, colaboração de grupo e investigação dos efeitos de ambientes imersivos nos nossos processos perceptivos e cognitivos.

Saiba mais em http://www.fulldome.org.uk

Serviço

Programação FESTIVAL MULTIPLICIDADE 2014:
18h30-19h30 – Painel O Passado e o Futuro do Fulldome (United VJs) 19h30-20h00 – Apresentação do FULLDOME UK por Philip Mayer 20h00-21h00 – Exibição da mostra FULLDOME BR 2014 21h00-21h30 – Performance A/V do artista Herman Kolgen 21h30-22h30 – Reprise da mostra FULLDOME BR 2014
22h30-23h00 – Performance A/V Com Azoia Lab 23h00-00h00 – Performance fulldome / 360o “Empathy” por United VJs

Serviço

Data: 27 de Novembro Local: Fundação Planetário – Rio de Janeiro Endereço: Rua Vice-Governador Rubens Berardo, 100 – Gávea Horário: 18h às 0h
Mais informações sobre o evento aqui e aqui.

United VJs at la S.A.T – Montreal – Photo by Sebastien Roy
United VJs at la S.A.T – Montreal – Photo by Sebastien Roy

 

Se cadastre no nosso MAILING e fique por dentro de tudo o que está rolando aqui!

 

Comments

comments

Natt Naville

Natt Naville

Veja todos os posts

Natt Naville é jornalista e gosta de tudo que envolve o universo da comunicação. Entre palavras e histórias: Música. Música para tocar, para ouvir e dançar. Editora do Mistura Urbana, gosta de criar, recriar e se reinventar. Vive no paraíso azul da Grécia.

0 Comentários

Junte-se a conversa →

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *