Lixo marinho é tema no MAC Niterói - MISTURA URBANA

Lixo marinho é tema no MAC Niterói

praia

O Museu de Arte Contemporânea de Niterói (MAC), que tem a frente o diretor e curador Luiz Guilherme Vergara, traz no dia 26 de novembro, a 12ª edição do programa “Museu Fórum”, com um tema de extrema relevância: “Lixo Marinho, o que eu tenho a ver com isso?” – que faz parte da Semana Niteroiense de Redução de Resíduos.

As respostas desta questão poderão ser debatidas neste programa, que propõe a atualização do sentido público participativo da instituição museu, transformando o MAC em uma arena propícia para reflexões e trocas sobre temas emergentes da sociedade contemporânea.

Esta edição tem o objetivo de provocar a reflexão e o debate sobre o lixo marinho, evidente nas águas da Baía de Guanabara e muito citado nos preparativos para os Jogos Olímpicos. Qual a sua relação direta com o seu entorno e o cotidiano de cada um de nós? Quais os responsáveis e quais as possíveis medidas, consequências e desdobramentos?

Mais sobre os convidados:

Priscila Grimberg
Graduada em Design de produtos, pós-graduada em Marketing pela ESPM, mestranda em Desenvolvimento Sustentável pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro. Consultora especialista em sustentabilidade, desde 2005, atua em projetos de desenvolvimento de territórios e empreendimentos com alta complexidade socioambiental, nos segmentos de mineração, siderurgia, celulose, biocombustíveis e Óleo e Gás. Responde pela área de parcerias estratégicas da ONG Soluções Urbanas em busca de moradias mais dignas e é palestrante do SEBRAE para área de gestão de resíduos, área onde também promove anualmente junto à União Europeia, a Semana de Redução de Resíduos.

Vinícius Pinheiro Palermo
Oceanógrafo UERJ; Mestre em Engenharia Ambiental – Saneamento Ambiental: Resíduos Sólidos PEAMB-UERJ; Sócio fundador da Associação Brasileira do Lixo Marinho – ABLM; Coordenador do Projeto Águas Limpas – Instituto Rumo Náutico desde 2010; Coordenador do Projeto ECOmAGENTE IAM/IRN; Recebeu o Prêmio Climate Champion do British Council – 2010
Membro e educador do Instituto Ambiente em Movimento desde 2012; Educador em Programas de Educação Ambiental para Trabalhadores (PEAT) 2007 – 2009

Barbara Franz
Possui doutorado em Planejamento Ambiental (UFRJ, 2011), mestrado em Geociências (UFF, 2004), especialização em Gestão Pública (AVM/UCAM, 2010), graduação em Oceanologia (FURG, 2002) e em Química Licenciatura (UNIVERSO,2006). Em termos de experiência científica, atua principalmente nos seguintes temas: poluição ambiental, gerenciamento costeiro, gestão dos resíduos sólidos e gestão dos recursos hídricos. Atualmente é Professora Adjunta do Departamento de Análise Geoambiental da Universidade Federal Fluminense.

CLIN – Companhia de Limpeza Urbana da cidade de Niterói
A CLIN é responsável pela limpeza urbana e destinação final dos resíduos sólidos produzidos no município de Niterói. Além dos serviços executados pela Sede, o trabalho também é dividido em 14 Distritos de Limpeza Urbana (DLU), que funcionam como postos avançados de prestação de serviço junto à comunidade. Na cidade são coletadas por dia, aproximadamente, 565 toneladas de resíduos domiciliares e 200 toneladas de resíduos públicos, sendo reciclado de 3% a 5%. No total, são em média 765 toneladas de resíduos coletados por dia.

Serviço:

Museu Fórum – “Experiências do Diálogo Urbano”
Tema: “Lixo Marinho, o que eu tenho a ver com isso?”
MAC de Niterói – Mirante da Boa Viagem s/ número
Convidados: Priscila Grimberg, Vinícius Pinheiro Palermo, Barbara Franz e CLIN (Companhia de Limpeza Urbana da cidade de Niterói).
Dia 26 de novembro, quarta-feira, às 15h
Entrada gratuita
Mais informações aqui.

 

Se cadastre no nosso MAILING e fique por dentro de tudo o que está rolando aqui!

Comments

comments

Natt Naville

Natt Naville

Veja todos os posts

Natt Naville é jornalista e gosta de tudo que envolve o universo da comunicação. Entre palavras e histórias: Música. Música para tocar, para ouvir e dançar. Editora do Mistura Urbana, gosta de criar, recriar e se reinventar. Vive no paraíso azul da Grécia.

0 Comentários

Junte-se a conversa →

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *