Vem aí a 8ª edição do Festival Hercule Florence de Fotografia de Campinas - MISTURA URBANA

Vem aí a 8ª edição do Festival Hercule Florence de Fotografia de Campinas

Rhelga Westin
Rhelga Westin

Começa na próxima sexta-feira, dia 10 de outubro, e segue até o final do mês, a 8ª edição do Festival Hercule Florence de Fotografia de Campinas, que traz uma extensa programação, de sexta a domingo na Estação Cultura, Praça Floriano Peixoto s/ nº no centro.

O maior festival do gênero no interior do estado de São Paulo, e um dos mais representativos do país, conta com o apoio da Secretaria Municipal de Cultura e da Secretaria Municipal de Turismo, além de parcerias estratégicas com a Canon (Equipamentos e Máquinas Fotográficas), Canson (Papel Fotográfico) e a ARFOC – Associação de Repórteres Fotográficos e Cinematográficos no Estado de São Paulo.

Nesta edição o Festival Hercule Florence traz a filosofia do “work in progress”, ou seja, o público visitante realizará obras que ficarão expostas durante o Festival. Além disso, a cidade será tomada por um mar de imagens de estilos variados. Serão realizadas mais de 15 exposições de fotógrafos amadores e profissionais em 20 locais espalhados por Campinas, além de oficinas, palestras, caminhadas fotográficas e diversos eventos.

A abertura do Festival acontece na sexta-feira, dia 10, a partir das 19h, e uma atração que deve chamar a atenção do público é o “Vagão da imagem”, um vagão de trem será coberto de imagens no formato de 90 cm X 1,35 cm que serão realizadas e impressas ali mesmo no local. As imagens que comporão este grande mural farão parte da campanha ‪#‎somosculpados‬, que traz ao público a oportunidade de debater com os fotógrafos Alex Silveira e Sérgio Silva, a sentença dos juízes Vicente de Abreu Amadei, Maurício Fiorito e Sérgio Godoy Rodrigues de Aguiar, que consideraram o fotografo Alex Silveira o único CULPADO por ter perdido um olho por bala de borracha disparada pela policia militar, quando cobria uma manifestação de professores em 2000.

Retratos_ALEX_SILVA
Retratos_ALEX_SILVA

Dentro da programação do Festival Hercule Florence, o Núcleo de Fotografia de Campinas apresenta o 4º Ciclo de Palestras Imagens de Um Sonho: Diferentes Matizes, que acontece nos dias 15, 16 e 17 de outubro, sempre às 19 horas, na Estação Cultura.

A Cromo Escola de Fotografia de Campinas também participa do festival com uma exposição de 10 fotos de um concurso realizado entre seus alunos e com uma aula prática de Foto Noturna na Estação Cultura. O fotógrafo Touché será o responsável pelo workshop sobre Estúdio Fotográfico.

FotoRetro31
FotoRetro31

Exposições:

Retrospectiva do Festival de 2013
“Retratos da Copa”
“Eu aqui, você aí”, da fotógrafa Tatiane Pattaro, realizada com estudantes de escolas públicas
Alessandro Celante – Espaço Expositivo
Alex Ribeiro – 8 fotos 2m X 3m Túnel da Vila Industrial
Caminhada Fotográfica com Fátima Faleiros + Secretaria Municipal de Turismo
Apresentação de 3 filmes de Fábio Homem de Mello que mostram a importância da Estação Cultura e do Centro Histórico de Campinas para a cultura da Cidade.

#‎somosculpados‬ – O caso Alexandre Silveira
No dia 18 de maio de 2000, Alexandre Silveira acompanhava uma manifestação do Sindicato dos Professores do Ensino Oficial de São Paulo (Apoesp), na avenida Paulista (SP), quando a Tropa de Choque da PM usou bombas de gás e bala de borracha contra os manifestantes. O fotógrafo foi atingido no olho esquerdo, perdendo a visão.

Alex Silveira
Alex Silveira

Mais informações aqui.

0e055015385980da4e111a90c5284edc_L

cartaz

Comments

comments

Natt Naville

Natt Naville

Veja todos os posts

Natt Naville é jornalista e gosta de tudo que envolve o universo da comunicação. Entre palavras e histórias: Música. Música para tocar, para ouvir e dançar. Editora do Mistura Urbana, gosta de criar, recriar e se reinventar. Vive no paraíso azul da Grécia.

0 Comentários

Junte-se a conversa →

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *