Street art: batendo papo com Eduardo Kobra

Street art: batendo papo com Eduardo Kobra

Artista Eduardo Cobra
Artista Eduardo Cobra enfrente ao mural inspirado na famosa cena do beijo entre marinheiro e enfermeira. Chelsea – Nova York.

Eduardo Kobra não precisa de muita introdução. Conhecido no mundo inteiro por utilizar cores vibrantes em suas artes realistas e ao mesmo tempo caleidoscópicas, é difícil não ficar de queixo caído quando se passa por algum de seus murais.

O muralista brasileiro colorido falou com Mistura Urbana e o bate papo você confere na sequência!

Mural "Olhar a Paz" do Eduardo Kobra em homenagem a Madre Tereza, Nelson Mandela e Mathin Luther King. Los Angeles - EUA
Mural “olhar a Paz” pintado por Eduardo Kobra em Los Angeles com retratos de Madre Tereza, Nelson Mandela e Mathin Luther King.

1. Como começou teu amor pela arte?
Foi paixão a primeira vista, desde que comecei a pintar nas ruas, mesmo com todas as dificuldades eu sabia que este era o meu caminho, descobri isso porque mesmo em uma cidade como São Paulo, no momento em que eu começo a pintar tudo fica em silêncio, todos os meus problemas desaparecem.

2. Vc se considera um grafiteiro, um muralista …? O que difere você de outros artistas? Como é o seu estilo?
Na maior parte do tempo sou um Muralista, mas em alguns momentos também sou um grafiteiro, na realidade a diferença se dá apenas por uma questão: o fato de ser ou não autorizado, o grafite é sempre feito de forma ilegal, já o mural possui autorizações do proprietário. Sobre meu estilo, ele foi se desenvolvendo ao longo do tempo, fui durante anos imitador de outros artistas, até me sentir seguro e pintar com meus próprios pincéis.

Grafiteiro Eduardo Kobra e Agnaldo Britto na Biblioteca em 3D
Grafiteiro Eduardo Kobra e Agnaldo Britto exibem Biblioteca em 3D no Sarasota Chalk Festival

3. O que é pra vc “a neovanguarda paulista”? Você se considera parte deste movimento?
Sou precursor por exemplo na pintura sobre piso em 3d, procuro sempre seguir meus instintos, e me dedicar intensamente a minha arte.

4. Eu tinha lido a respeito do projeto “Muros da memória”, que busca resgatar a memória da cidade e vejo que teu trabalho é influenciado por eventos sócio-políticos. Que lugar ocupa a política hoje nas tuas criações?
Tenho dificuldades em rotular minhas obras, todas elas são criadas em momentos específicos, sou o tempo todo influenciado por fatos e situações, mas sempre as faço de acordo com minhas convicções.

5. Vc realiza exposições dentro e fora do Brasil, já pintou em cidades como Miami, Kentucky e Nova York. Você tem alguma preferida? E algum mural preferido?
Todos eles são importantes, mas tenho uma paixão especial pela cidade de São Paulo e Nova York.

Mural Oscar Niemeyer por Eduardo Kobra na Avenida Paulista São Paulo
Eduardo Kobra fez um mural na Avenida Paulista em homenagem ao arquiteto Oscar Niemeyer.

6. Qual acha que foi a sua maior realização como artista?
Conseguir sair da periferia de Sp, e sobreviver com minha arte.

Mural do Eduardo Kobra com o rosto dos integrantes do Racionais MCs
Mural com o rosto dos integrantes do Racionais MC’s na comunidade da Vila Fundão, em frente ao metrô Capão Redondo, São Paulo. Arte por grafiteiro Eduardo Kobra.

Comments

comments

0 Comentários

Junte-se a conversa →

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *