Exposição Move! Plasticity no Lounge da Bienal de São Paulo

Exposição Move! Plasticity no Lounge da Bienal de São Paulo

elisudbrack_move

O lounge do prédio da Bienal de São Paulo receberá a exposição “Move! Plasticity”, entre os dias 4 e 9 de novembro. Com entrada gratuita, o público poderá interagir com as instalações especialmente criadas para esta exposição pelos artistas Ryan Mcnamara, Eli Sudbrack, Valeska Soares, Rob Pruitt e Banzai Studio (Rimón Guimarães e Luciano Ferrarez). A curadoria da “Move!Plasticity” é assinada por Cecilia Dean e David Colman.

A mostra “MOVE!”, foi criada e apresentada originalmente no MOMA PS1, de Nova York, em outubro de 2010. A primeira edição foi organizada e curada por Cecilia Dean, co-fundadora da revista Visionaire, e pelo jornalista de arte e moda David Colman. Realizada no Brasil pelo Sesc São Paulo, em 2013, nesta edição a mostra incluiu alguns trabalhos apresentados no MOMA-PS1 junto a um novo conjunto de performances inéditas, especialmente concebidas para o Sesc por artistas brasileiros e estrangeiros, como Vik Muniz e Rob Pruitt.

O evento une várias instalações de arte participativas, que convidam o público a fazer parte da experiência de total interação com diferentes formas de artes plásticas, explorando elementos como criatividade, identidade, movimento, performance, expressividade e glamour. “MOVE!Plasticity” apresenta cinco instalações criadas por artistas de expressão internacional em um evento de moda e arte que durante uma semana explorará as nuances das artes interagindo com o material plástico em um contínuo processo de moldagem e transformação.

fotorelease

Ryan McNamara criou uma instalação de pernas coreografadas que evocam os tempos de ouro de Hollywood e os nightclubs de revista. Interativa, a obra convida o público a participar nesta instalação divertida e delirante ao mesmo tempo.

Já Eli Sudbrack apresenta uma obra que seduz e fascina o público com sua estética exuberante e lúdica. Este senso do fantástico é expandido consideravelmente com uma instalação tecnológica futurista.

Valeska Soares apresenta uma instalação que discute o conceito de plasticidade. A artista é conhecida por explorar as fronteiras entre a arte e os objetos que nos circundam, revelando a beleza inesperada em itens como móveis ou livros. Para “Move!Plasticity”, Valeska concebeu uma nova edição da obra na qual quatro atores interpretam o processo de moldagem de um caramelo, que transforma um bloco sólido de 12 kg de bala em uma forma escultural que não cessa de se transformar em constante metamorfose a partir da interação com o público.

O artista norte-americano Rob Pruitt, propõe ao público uma experiência completa, onde o cenário e os calçados são os veículos da transformação. O público caminhará sobre uma esteira e, graças a efeitos especiais, o espectador será transportado a uma variedade de cenários e backgrounds diferentes.

Os artistas brasileiros Rimon Guimarães e Luciano Ferrarez, do coletivo criativo Banzai Studios, interpretam a fusão do tangível (moda e graffiti) com o intangível (vídeo e tecnologia) através de uma instalação vídeo-interativa. O público é convidado a posicionar-se diante de uma escultura abstrata e sensores são acionados automaticamente dando início a uma série de imagens que dão vida a escultura, que se transforma em diferentes personagens e imagens proporcionando uma experiência única da pessoa interagindo com a obra.

MOVE! Plasticity @ Lounge da Bienal de São Paulo
Período expositivo: de 4 a 9 de novembro 2014
Abertura para convidados no dia 3 de novembro, segunda-feira às 20h
Horário de visitação: terça, quinta, sexta-feira e domingo, das 9h às 19h (entrada até às 18h); quarta-feira e sábado, das 9h às 22h (entrada até 21h)
Endereço: Av. Pedro Álvares Cabral – Portão 3
Entrada gratuita/ livre

Comments

comments

Lila Varo

Lila Varo

Veja todos os posts

Lila Varo, é produtora de conteúdo, editora do Mistura Urbana e mais um continente a sua escolha. lila[@]misturaurbana.com

0 Comentários

Junte-se a conversa →

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *