Mostra "Rios e Ruas Intervenções" convida a uma reflexão sobre rios invisíveis por meio da arte - MISTURA URBANA

Mostra “Rios e Ruas Intervenções” convida a uma reflexão sobre rios invisíveis por meio da arte

Eduardo Srur
Eduardo Srur

“O papel da arte é tornar visível o invisível”, dizia o pintor suíço naturalizado alemão Paul Klee. Essa frase assume uma conotação quase literal na “Mostra Rios e Ruas Intervenções”, que acontecerá entre os dias 17 de outubro e 30 de novembro, na Praça Victor Civita. O principal objetivo dessa exposição é estimular o público, por meio de criações artísticas, a refletir sobre a existência de rios que, soterrados por um crescimento urbano desordenado, correm invisíveis e ignorados debaixo de ruas e avenidas da cidade.

A mostra, idealizada por Charles Groisman, reunirá trabalhos de cinco artistas – Eduardo Srur, Carla Caffé, Paulo Von Poser, Zezão e Danilo Zamboni – com curadoria de Marcello Dantas. Ao abordar a temática da água que segue por caminhos ocultos, a exposição toca num tema de importância perene e ao mesmo tempo muito atual, face à dramática queda nos volumes dos reservatórios que abastecem cidades de São Paulo. “O que me interessou nessa proposta foi exatamente a questão da invisibilidade dessa matéria sobra a qual estamos falando: a água que aparece silenciosa numa infiltração e desaparece sutilmente nessa seca que estamos atravessando”, explica o curador.

“Eles foram instigados a reagir a respeito do tema Rios e Ruas e elaboraram projetos que olham de maneira provocadora e poética para o passado, presente e possibilidades futuras dessa grande metrópole em que vivemos, refletindo sobre o papel que os rios exercem nessa dinâmica”, explica Marcello Dantas. “A água é uma questão vital, coletiva, humana e política, e por isso mesmo, a arte lhe diz respeito”, completa o curador.

Eduardo Srur
Eduardo Srur

Sobre a Mostra Rios e Ruas Intervenções

Segundo, Charles Groisman, idealizador da mostra e criador da IdeaAction – Ideias em Movimento, Ideias com Propósito, “o tema é atual e mundial, além de inspirar a conquista da cidade sustentável ideal”.

A iniciativa se divide em duas fases. A primeira aconteceu entre os dias 31 de maio e 31 de julho, também na Praça Victor Civita, como parte da programação do Planeta no Parque, Rios e Ruas 2014, evento do Planeta Sustentável. Como atração central, foi instalada uma casa de paredes invisíveis e demarcada apenas por tubulações, simbolizando ao mesmo tempo a importância da água no cotidiano das pessoas e a invisibilidade dos rios que foram soterrados. A mostra que começa dia 17 de outubro é a segunda fase do projeto.

A exposição se integra à Iniciativa Rios e Ruas, que nasceu em 2010 por meio da parceria do arquiteto e urbanista José Bueno com o educador Luiz de Campos Jr. Charles Groisman encontrou com Rios e Ruas em 2011. O projeto promove o reconhecimento das principais bacias hidrográficas de São Paulo e a exploração in loco dos rios e riachos da cidade, soterrados ou não, por meio de oficinas prático-teóricas e vivências em expedições da nascente à foz dos cursos d’água.

Casa Invisível no Ibirapuera

A Mostra Rios e Ruas permaneceu durante dois meses na Praça Victor Civita – também conhecida como Espaço Aberto da Sustentabilidade. Surgiu então a oportunidade de montar a exposição no maior e mais importante parque da cidade de São Paulo: o Ibirapuera, que completou 60 anos em agosto. A Casa Invisível será instalada em sua Marquise, e lá permanecerá durante um mês, em comemoração ao aniversário do Parque. O lugar privilegiado ainda ajudará a reduzir os custos de montagem, pois dispensará a necessidade do nivelamento do piso e a cobertura. Os interessados pelo projeto e em oferecer sua contribuição, poderão acessar o site www. catarse.me/pt/mostrarioseruas2.

Serviço

Mostra Rios e Ruas Intervenções
Curador: Marcello Dantas
Idealizador: Charles Groisman
Iniciativa Rios e Ruas: José Bueno e Luiz de Campos Jr.
Artistas participantes: Eduardo Srur, Carla Caffé, Paulo Von Poser, Zezão e Danilo Zamboni.
Allegro Cultural – Ivor Carvalho
Data: de 17 de outubro a 30 de novembro
Horário: diariamente das 8 às 18h.
Local: Praça Victor Civita – Rua Sumidouro, 580 – Pinheiros
Entrada gratuita
Saiba mais aqui e aqui.

Eduardo Srur
Eduardo Srur

Comments

comments

Natt Naville

Natt Naville

Veja todos os posts

Natt Naville é jornalista e gosta de tudo que envolve o universo da comunicação. Entre palavras e histórias: Música. Música para tocar, para ouvir e dançar. Editora do Mistura Urbana, gosta de criar, recriar e se reinventar. Vive no paraíso azul da Grécia.

0 Comentários

Junte-se a conversa →

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *