Favela Santa Marta em constante transformação através das cores e da arte - MISTURA URBANA

Favela Santa Marta em constante transformação através das cores e da arte

Snap 2014-10-13 at 15.59.06

Desde 2010, a favela Santa Marta, no Rio de Janeiro, vem passando por transformações. Há quatro anos atrás, contamos aqui no Mistura Urbana sobre o duo holandês conhecido como Haas & Hahn, que começou o projeto “Favela Painting” , uma organização dedicada a trazer “obras de arte ultrajantes para lugares inesperados.” (relembre e veja fotos AQUI)

E há dois anos, quem entrou na jogada foi o projeto Tudo de Cor pra Você, que reuniu moradores, voluntários e artistas para renovarem as fachadas de casas, muros e escadarias da comunidade por meio de pinceladas de cores. Desde o fim de 2012, mais de 270 imóveis foram pintados pelo projeto e diversos espaços, passaram por revitalização.

santa marta

Além de aumentar a autoestima dos moradores e estimular o turismo, esse movimento de cores ajuda a colocar o Santa Marta na rota de arte urbana do Rio de Janeiro.

A mais recente inciativa do projeto envolve a pintura do muro de entrada da favela, de 30 metros de extensão por 3 metros de altura. Para isso, foram convidados os artistas de rua Mario Bands, nascido na Zona Norte do Rio, e Swell, que vive no próprio morro Santa Marta. Nessa ação, os dois artistas desenvolveram desenhos originais que se complementam e dialogam com os traços artísticos que os definem e as características da comunidade: o emaranhado de casas coloridas e a vegetação viva e exuberante que circunda a região.

O primeiro painel feito por Swell no início de 2013 tem 12 metros de extensão por 3,5 metros de altura, e retrata os principais atrativos da comunidade, como a estátua do Michael Jackson, a vista privilegiada do Cristo Redentor, as típicas brincadeiras das crianças locais e outros ícones culturais. A convite, o artista Swell criou a arte final do painel com a colaboração dos guias de turismo locais, que foram ouvidos para opinar sobre o que não poderia faltar na representação artística do morro.

santa marta2

Outra intervenção feita por Swell retrata o pop star Michael Jackson no local onde foi gravado, em 1996, o videoclipe “They don’t care about us”. A área, com vista panorâmica para a Zona Sul do Rio, foi totalmente reformada pelo projeto “Tudo de cor para você” no início deste ano. O espaço é um dos mais visitados do morro, já que, além da paisagem deslumbrante, possui uma estátua de bronze de Michael Jackson, além de estrutura para receber os turistas.

No mês passado, foi a vez de a escadaria da entrada da comunidade ser transformada. Os coletivos NAVIU (Núcleo de Artes Visuais e Intervenções Urbanas) e SerHurbano  fizeram do local mais um espaço de arte para contemplação de moradores e visitantes do morro. Inspirados na vocação musical da favela Santa Marta, os artistas pintaram um desenho que valoriza a alegria e a relação dos moradores com a música, representadas no sorriso de um jovem que toca um tambor.

Tudo-de-cor-para-você-e-Arte_Foto2_Ivanildo_Carmo

A estimativa do projeto é de que sejam utilizados 300 mil litros de tintas em 24 diferentes tonalidades. Os moradores escolhem a cor preferida dentre as opções oferecidas, e contam com a consultoria do arquiteto carioca Jorge Abrantes, parceiro da iniciativa e criador do projeto arquitetônico adotado para as casas.

Além da revitalização do ambiente, os moradores também têm a oportunidade de fazer cursos de capacitação na área de pintura, em conjunto com o Senai. “Estimulamos os próprios moradores a pintar suas casas e, para isso, fornecemos todo o suporte necessário – como tintas, equipamentos, ferramentas, cursos e orientação de profissionais especializados. Com isso, buscamos gerar oportunidades de trabalho para os moradores”, finaliza Abreu.

TDC_SantaMarta_PinturaSwell_MichaelJackson

Comments

comments

Lila Varo

Lila Varo

Veja todos os posts

Lila Varo, é produtora de conteúdo, editora do Mistura Urbana e mais um continente a sua escolha. lila[@]misturaurbana.com

1 Comentários

Junte-se a conversa →

  1. […] feitas pela dupla holandesa Haas & Hahn, com o Favela Painting. A ideia, como disseram ao site Mistura Urbana, era trazer “obras de arte ultrajantes para lugares […]

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *