Exposição “Todos à Mesa” na Galeria Emma Thomas em São Paulo - MISTURA URBANA

Exposição “Todos à Mesa” na Galeria Emma Thomas em São Paulo

foto

A partir do dia 11 de outubro, a galeria Emma Thomas inaugura a exposição “Todos à Mesa”, do artista carioca Bruno Miguel, que traz pinturas e objetos inéditos. A exposição tem curadoria de Monica Espinel e seguirá aberta até dia 13 de novembro.

Nesta exposição, Bruno expande sua pesquisa acerca da pintura e avança em sua exploração formal e conceitual através de seu uso inovador de materiais e técnicas não-tradicionais, incluindo resina, madeira, pratos, xícaras, travessas e copos de uma vasta coleção adquirida em lojas de antiguidades e leilões. O título da exposição, “Todos à Mesa”, faz referência a esta coleção do artista e, também, ao chamado imperativo de sua mãe para toda família se sentar à mesa para uma refeição.

Bruno mescla em sua pesquisa elementos da alta e baixa cultura e utiliza-se de suas memórias para relacionar ambientes domésticos cotidianos a seu interesse pela cultura pop e midiática contemporânea. “Todos estes pratos e materiais que uso, compro em leilões de antiguidade, pois não estou usando só a materialidade do objeto, mas também sua história pregressa. Em um conjunto como o “Sala de jantar”, os pratos podem ter vindo de até cinquenta famílias… Os objetos testemunham a vida das pessoas”, diz Bruno Miguel.

JA-073857

JA-073862

Mais de trinta trabalhos de séries diferentes serão apresentados, incluindo “Índice para artistas viajantes” (2013), “A história é contada pelos vencedores”, “Cozinha”, “Ceci n’est pas une peinture”, “Cafezinho?” e “Sala de Jantar”, todos de 2014. “As obras nascem de colisões estéticas e camadas que revelam a relação única que o artista estabelece entre o material e a imagem. Bruno integra citações e imagens apropriadas nas obras que utilizam novos suportes para a pintura, dos quais vários são transformações matéricas dos objetos de seu estúdio. Estas ações representam uma alternativa à abordagem tradicional da pintura”, conceitua a curadora Mônica Espinel. “A origem da pesquisa para esta exposição é a pintura, uma forma de pensar a pintura a partir do que ela representa, discutindo o suporte. As obras ficam no limiar entre a escultura e a pintura”, finaliza Bruno.

Mais sobre o artista

Bruno Miguel tem 33 anos, nasceu e vive no Rio de Janeiro. É formado em Licenciatura em Educação Artística, Artes plásticas e Pintura pela Escola de Belas Artes da UFRJ. Foi professor na Escola de Belas Artes da UFRJ em 2010 e, desde 2011, é professor na EAV Parque Lage. Realizou dez exposições individuais, no Rio de Janeiro e em São Paulo. Em 2011, realizou a exposição “Have a Nice Day!”, na galeria Luciano Caravello; e em 2012, “Dvco, Non Dvcor”, na Emma Thomas, em São Paulo. Também participou de quarenta exposições coletivas. Obras suas fazem parte dos acervos do MAR – Museu de Arte do Rio de Janeiro, e das coleções de Gilberto Chateaubriand e Luiz Chrysostomo.

Serviço

“Todos à Mesa”, de Bruno Miguel @ Galeria Emma Thomas
Abertura: 11 de outubro, sábado, das 12h às 18h
Período expositivo: 11 de outubro a 13 de novembro
Endereço: Rua Estados Unidos, 2205, Jardins – São Paulo
Horário de funcionamento: terça à sexta-feira, das 11h às 19h; sábados das 11h às 17h
[email protected]
www.emmathomas.com.br
Entrada gratuita/ Livre

todos-à-mesa-030

Comments

comments

Natt Naville

Natt Naville

Veja todos os posts

Natt Naville é jornalista e gosta de tudo que envolve o universo da comunicação. Entre palavras e histórias: Música. Música para tocar, para ouvir e dançar. Editora do Mistura Urbana, gosta de criar, recriar e se reinventar. Vive no paraíso azul da Grécia.

0 Comentários

Junte-se a conversa →

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *