Coletivo de fotógrafos realiza exposição de fotos e vídeos no Cartel011 - MISTURA URBANA

Coletivo de fotógrafos realiza exposição de fotos e vídeos no Cartel011

Coletivo-Role--(2)

A partir do dia 7 de outubro, o Coletivo Rolê, que celebra 10 anos de atividades, vai realizar uma exposição de fotos e vídeos no Cartel011 em São Paulo. O grupo de fotógrafos que desde 2004 realiza saídas fotográficas noturnas pela cidade, produzindo materiais de praticamente todo o centro da capital paulista, assim como de pontos distantes, na periferia.

“Depois de dez ano de Rolê, resolvemos abrir o grupo para quem sempre esteve correndo junto. Éramos em treze, e sempre aparecia uma galera querendo fotografar ou gravar. Estas pessoas agora fazem parte do Coletivo. Eles agregam novos olhares sobre a cidade. Num mesmo quarteirão, dez pessoas fotografam dez coisas diferentes e essa diversidade já estará nesta exposição”, explica João Sal, um dos integrantes originais do Rolê. Atualmente, o Rolê conta com 18 integrantes: Alisson Louback, Carlos Pereira Jr., Caue Ito, Charlie Oliveira, Edu Castello, Fabio José, Franco Amendola, João Sal, Lucas Pupo, Maira Acayaba, Marcos Cimardi, Otavio Souza, Paulo Batalha, Pedro Ianhez, Pedro Bayeux, Renato Missé, Ronaldo Franco, Renato Stockler.

Coletivo-Role--(4)

Fernando Sapuppo, curador desta mostra, explica que dividiu o enorme acervo do Rolê em três eixos para esta exposição. “O trabalho do Rolê é rico e extenso, tanto em qualidade, quanto em temas. Nesta exposição, escolhi três eixos temáticos de apresentação: “histórias”, que mostra personagens e retratos; “texturas”, com imagens de objetos, luzes e cores; e “arquitetura”, com prédios, edificações e imagens da cidade”. Além da exposição fotográfica, o Rolê irá exibir obras em vídeo e também instalações de vídeo mapping. “Toda a produção do Rolê é realizada a noite e tem forte conexão com a cultura urbana”, finaliza Fernando. “O Fernando Sapuppo conhece nossa produção desde o início e o Cartel011 é um espaço conectado com a cultura urbana, com a cidade de São Paulo, esta conexão de ideias é importante para comemorarmos a primeira década do Rolê”, explica João.

Sobre o Rolê

O Rolê é formado por profissionais que atuam dentro da área das artes e comunicação. Fotógrafos de still, TV e cinema, redator publicitário, roteirista,montador, artista plástico, diretor, professor de fotografia, VJ,videomaker e cenógrafo compõem o grupo que nos últimos 10 anos participou de algumas publicações e exposições importantes dentro e fora do Brasil. Além da formação variada, o grupo não se fecha em si mesmo. Nos últimos anos recebeu em suas caminhadas a presença de muitos outros fotógrafos. Amigos que se interessam pela proposta de registrar a noite paulistana, a pé e sem pressa, e que somam ao grupo mais experiência, ideias e linguagem. Desta forma o Rolê também se transformou em uma rede de fotógrafos que rapidamente entra em contato e ganha às ruas. Nestes 10 anos de atuação, o Rolê realizou 11 exposições, com destaque para as ocorridas na Nederlands Fotomuseum, em Rotterdam (2009); na New Life de Berlim (2008), e na Oi Futuro, Rio de Janeiro (2007), além de ter realizado ações culturais e educativas.

Coletivo-Role--(5)

Coletivo-Role--(8)

Serviço

10 anos do Coletivo Rolê @ Cartel011
Abertura: 7 de outubro, terça-feira, às 18h
Período expositivo: de 8 de outubro a 31 de outubro
Endereço: R. Artur de Azevedo, 517 – Cerqueira César, São Paulo
Tel.: (11) 3081-4171
Segunda a quinta, das 11h às 20h; sexta e sábado, das 11h às 21h; e domingo, das 13h às 18h
www.cartel011.com.br
www.faceboock.com/cartel011
Instagram: @cartel011
Entrada gratuita/ Livre

Coletivo-Role--(10)

Coletivo-Role--(12)

Comments

comments

Natt Naville

Natt Naville

Veja todos os posts

Natt Naville é jornalista e gosta de tudo que envolve o universo da comunicação. Entre palavras e histórias: Música. Música para tocar, para ouvir e dançar. Editora do Mistura Urbana, gosta de criar, recriar e se reinventar. Vive no paraíso azul da Grécia.

0 Comentários

Junte-se a conversa →

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *