3ª edição do SP Urban Digital Festival abre vagas para o primeiro workshop - MISTURA URBANA

3ª edição do SP Urban Digital Festival abre vagas para o primeiro workshop

sesii

Agora no mês de novembro, dia 07 começa a terceira edição do SP_Urban Digital Festival, que vai trazer obras digitais incríveis. E para já esquentar, vai rolar um workshop que conversa com as obras apresentadas. Os resultados artísticos de cada aluno, irão compor a obra “Urban Alphabets”, da artista finlandesa Suse Miessner.

O workshop vai ensinar os participantes a explorar as ferramentas do projeto “Urban Alphabets” de forma criativa, afim de criar o alfabeto urbano que será usado na obra homônima, ao longo da mostra. Na primeira meia hora a artista fará uma breve introdução do projeto e explicará o funcionamento do Aplicativo, como instalar nos smartphones (iOS ou Android) dos participantes e suas possibilidades.

Em seguida os participantes são convidados a formar duplas e trios, que irão deixar o espaço da oficina para explorar o ambiente urbano. Com seus próprios smartphones, estes serão incentivados a captar letras pela cidade. Esse processo tem aproximadamente 1 hora. Posteriormente, o grupo se reúne para discutir sobre as experiências durante a caminhada, suas observações e comparar os resultados.

O grupo deve investigar se existem características especiais, semelhanças nas letras e tipografias das imagens captadas. Tentar traçar singularidades de São Paulo e questionar o modo como perceberam a cidade durante o workshop. Cada grupo irá criar seu próprio alfabeto urbano.

Para finalizar, a artista exemplifica outros alfabetos de outras cidades e discute sobre a produção de obras de arte criadas para locais específicos e arte colaborativa digital.

Suse Miessner explora a inter-relação de novas tecnologias e o comportamento das pessoas em espaços públicos contemporâneos. Formada em Arquitetura e New Media Art, seu principal interesse é no comportamento humano.

Desde 2010, Suse trabalha com projetos e instalações, onde analisa computacionalmente o espaço público de maneiras diferentes. Apresentou sua teste de mestrado em arquitetura intitulada “Interagindo no espaço público” na Bauhaus-Universität Weimar, Alemanha. Aprofundando seus estudos em como a New Media influencia nosso comportamento, Suse trabalha no desenvolvimento de um quadro teórico de como espaço, sociedade, mídia e tecnologia estão interligados e investiga como diferentes mídias tecnológicas podem influenciar no espaço público.

As inscrições estão abertas!!

Serviço

ALFABETO URBANO – São Paulo (Urban Alphabets)
Ministrado pela artista Suse Miessner
3 diárias independentes – 3h de duração cada.
Dias 3, 4 e 5 de Novembro às 18h30
Edifício FIESP/SESI-SP – Av. Paulista, 1313, sala 1.110 – 11º andar.
Inscrições aqui.

Urban Alphabeths by Suse Miessner
Urban Alphabeths by Suse Miessner

Comments

comments

Natt Naville

Natt Naville

Veja todos os posts

Natt Naville é jornalista e gosta de tudo que envolve o universo da comunicação. Entre palavras e histórias: Música. Música para tocar, para ouvir e dançar. Editora do Mistura Urbana, gosta de criar, recriar e se reinventar. Vive no paraíso azul da Grécia.

0 Comentários

Junte-se a conversa →

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *