V Mostra 3M de Arte Digital lança concurso cultural Canções de amor - MISTURA URBANA

V Mostra 3M de Arte Digital lança concurso cultural Canções de amor

66181_716062451801795_4359759050688441040_n

Realizada há cinco anos com a proposta de discutir as fronteiras da arte contemporânea com o uso de suportes digitais, a V Mostra 3M de Arte Digital acontecerá entre 05 e 30 de Novembro de 2014, no Instituto Tomie Ohtake em São Paulo, com a curadoria Canções de Amor, idealizada pelo Núcleo de Pesquisa do Instituto Tomie Ohtake, coordenação de Paulo Miyada e realização da Elo 3 Integração Empresarial.

Nesta edição, um concurso nacional de vídeo, em formato comum, propõe a participação online do público na exposição. Com base no conceito dessa edição – Canções de Amor -, o interessado deve enviar um material gravado em webcam que consiste em: ao som e duração de sua música escolhida, realizar algum tipo ação, performance, encenação etc. Não há limites para linguagens, técnicas e conteúdos. Na seleção, além do material produzido, será analisada a ficha de inscrição – que inclui uma breve carta de motivação para a participação no concurso.

As inscrições já estão abertas e vão até às 23h59 do dia 05/10/2014, horário de Brasília, em todo território nacional. O concurso é direcionado a artistas e público interessado, sem limite de idade ou local de residência. Os 20 vídeos finalistas serão exibidos no site da exposição. Entre esses, cinco estarão também na abertura da Mostra, no dia 04 de novembro de 2014, quando será ainda anunciado o vencedor.

LaEne2

O prêmio é uma residência artística de quatro semanas no museu La Ene – Nuevo Museo Energía de Arte Contemporáneo em Buenos Aires, Argentina. Essa iniciativa foi concebida a partir do interesse compartilhado entre 3M, Elo3 e Instituto Tomie Ohtake em apoiar novas produções e dar visibilidades a diferentes leituras de um tema ou campo. Seu formato foi baseado no campo de interesses desta edição da Mostra 3M de Arte Digital – Canções de Amor. “Para inovar, a 3M estimula intensamente a diversidade, a colaboração, o desenvolvimento permanente. O Prêmio de residência artística na Argentina segue esta mesma crença de nossa inovação, proporcionando experiências, inspirações e repertórios para um novo talento”, afirma Luiz Serafim, Head de Marketing da 3M do Brasil.

V Mostra 3M de Arte Digital

Esta edição fala de amor como algo amplo: projeção empática em direção ao outro com quem se quer estar junto. “Uma exposição que conta com os trabalhos artísticos para refletir como diferentes modelos técnico-sociais transformaram e seguem transformando os canais por onde escorre essa empatia.”, afirma Paulo Miyada.

Já na entrada, no grande hall do Instituto Tomie Ohtake, o visitante será interpelado por dispositivos criados por artistas que provocam questões sobre a sua identidade e intimidade consigo mesmo.

Em uma das outras três salas também ocupadas pela mostra, há obras que não poderiam ter sido feitas quinze anos atrás, antes do facebook, do youtube, do myspace e até do orkut. São gestos artísticos que nascem no ambiente digital online e da dinâmica do compartilhamento de dados e da exposição pelas redes sociais.

Na segunda sala, encontram-se obras feitas recentemente, mas voltadas para tecnologias desenvolvidas no intervalo entre a década de 1960 e os anos 1990: a era dos cada vez mais populares dispositivos portáteis de captura de som e imagem (dos rolos de filme Super-8 às pequeninas fitas eletromagnéticas Hi-8, ainda antes da internet).

Enfim, na última sala, as obras reunidas, segundo o curador, colocam o visitante junto das narrativas consagradas pela indústria cultural em sua difusão de massa durante do século XX; o cinema hollywoodiano, a canção popular brasileira das rádios e discos e, mais tarde, o jornalismo televisivo. “A exposição amealha, ao fazer o percurso alinhavado, diferentes maneiras de estar junto de alguém cuja ausência se faz presente”, completa Miyada

Confira o regulamento no site.

Serviço

V Mostra 3M de Arte Digital – Canções de Amor
05 a 30 de novembro
Instituto Tomie Ohtake
Av. Brigadeiro Faria Lima, 201
Rua Coropés, 88
Pinheiros – São Paulo
Entrada franca

Mais informações aqui.

LaEne4

Comments

comments

Natt Naville

Natt Naville

Veja todos os posts

Natt Naville é jornalista e gosta de tudo que envolve o universo da comunicação. Entre palavras e histórias: Música. Música para tocar, para ouvir e dançar. Editora do Mistura Urbana, gosta de criar, recriar e se reinventar. Vive no paraíso azul da Grécia.

0 Comentários

Junte-se a conversa →

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *