Projeto fotográfico The Queer Face no Itaú Cultural destaca as orientações sexuais que são marginalizadas - MISTURA URBANA

Projeto fotográfico The Queer Face no Itaú Cultural destaca as orientações sexuais que são marginalizadas

dan

A partir de semana que vem, o Itaú Cultural em São Paulo, realiza a segunda edição da mostra “Todos os Gêneros”, que acontece entre os dias 9 e 14 de setembro, e traz para o público a forma dos artistas – por meio de performances, fotografia, dança, apresentações teatrais e produções audiovisuais – abordarem hoje questões de gênero, preconceito e sexualidade.

Faz parte da programação, o projeto “The Queer Face”, que fotografa pessoas que desafiam a heteronormatividade, um termo usado para descrever situações nas quais orientações sexuais diferentes da heterossexual são marginalizadas, ignoradas ou perseguidas por práticas sociais, crenças ou políticas em nossa sociedade.

The Queer Face é um projeto fotográfico desenvolvido pela artista visual Milena Costa iniciado em março de 2013. O projeto consiste na realização de retratos de pessoas que desafiam as relações heteronormativas em nossa sociedade seja por suas orientações sexuais, identidade e/ou expressão de gênero fora do binômio oficial masculino/feminino, bem como a resistência em se ajustarem a padrões estéticos e estilos de vida tradicionais.

Será montado um estúdio fotográfico, e as pessoas que se identificarem com a proposta podem aparecer por lá e serem fotografadas pela artista. As imagens dos participantes irão compor uma projeção que ficará exposta. Para participar, basta comparecer no Itaú Cultural de 10 a 14 de setembro, das 15 às 19 horas. Para conhecer melhor a proposta você pode visitar a página do projeto.

Sobre a artista

Milena Costa é artista visual e doutoranda em Sociologia (UFPR), desenvolve pesquisa de tese sobre os feminismos e o queer, termo proveniente do inglês usado para designar pessoas que são colocadas à margem da sociedade por não seguirem o padrão da heterossexualidade ou do binarismo de gênero. É usualmente relacionado com pessoas gays, lésbicas, bissexuais ou transgêneros na produção artistas visuais latino-americanos. Participou de diversas exposições e projetos artísticos no Brasil, Equador e Estados Unidos. Desenvolve o projeto The Queer Face desde 2013.

Serviço

Estúdio fotográfico The Queer Face
Endereço: Itaú Cultural. Avenida Paulista 149. São Paulo
Data: de 10 a 14 de setembro
Horário: das 15h às 19h.
Programação completa da mostra Todos os Gêneros e mais informações aqui.

Comments

comments

Natt Naville

Natt Naville

Veja todos os posts

Natt Naville é jornalista e gosta de tudo que envolve o universo da comunicação. Entre palavras e histórias: Música. Música para tocar, para ouvir e dançar. Editora do Mistura Urbana, gosta de criar, recriar e se reinventar. Vive no paraíso azul da Grécia.

0 Comentários

Junte-se a conversa →

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *