Passeios verdes mostram riqueza natural de São Paulo - MISTURA URBANA

Passeios verdes mostram riqueza natural de São Paulo

parquetrianon2005jan09parque

As regiões centrais de São Paulo, apesar do caos, abrigam um mundo discreto no qual fauna e flora podem ser contempladas.

Essa nova perspectiva de vivenciar a cidade será apresentada nos domingos dos dias 7, 14 e 21 de setembro e no sábado 20 de setembro em expedições urbanas promovidas pelo 5º Festival Cultivar, evento organizado pelo instituto Árvores Vivas.

A primeira será a Expedição Origem, uma caminhada com troca de informações que tem o objetivo de reconectar os participantes as estruturas originais da natureza na cidade. Muitas das árvores do local percorrido, tem mais de 300 anos de idade. Isso inclui também um jequitibá com cerca de 500 anos e revela a permanência da natureza na Mata do Caaguaçu, que era o mato grande que ocupava a região da Avenida Paulista. Especialistas em árvores, vegetação, ecologia, fauna e hidrografia estarão presentes, permitindo uma visão integral da paisagem e do espaço que, muitas vezes, têm suas riquezas e história ignoradas.

Já a Expedição Árvores do Mundo integra aspectos da história e vegetação do mundo, e acontece no Parque Jardim da Luz, primeiro jardim público da cidade de São Paulo inaugurado em 1798 com o nome Jardim Botânico e depois reaberto em 1825. O local apresenta um patrimônio vegetal com espécies de vários continentes, algumas árvores mais do que centenárias. Conhecer essas árvores antigas e tão representativas é o foco deste passeio inédito e muito especial.

A última delas será a Expedição Aves e Árvores que foca a relação muito especial existente entre os pássaros e a vida e reprodução das plantas, poucos sabem, mas as florestas brasileiras como nós as conhecemos hoje sequer existiriam sem as aves, serviços como a polinização das flores e a dispersão das sementes são essenciais para a sobrevivência das florestas. Nesta expedição o pesquisador Sandro Von Matter um dos autores da pesquisa que investigou esta relação íntima estará presente ao lado de Juliana Gatti uma das maiores especialistas em árvores urbanas de São Paulo.

As vagas são ilimitadas, mas é preciso se inscrever para participar das expedições, as inscrições online podem ser feitas pelo link: http://goo.gl/SCu1qU

Durante os outros dias da Quinta Edição do Festival Cultivar, que acontece em São Paulo até 24 de setembro, serão realizados ciclos de palestras, atividades ao ar livre, oficinas e atividades culturais, apresentação musical e sessão de cinema.

Clique para ver a programação completa: http://festivalcultivar.com.br/

SERVIÇO

EXPEDIÇÃO ORIGEM
Quando: Domingo, 7 de setembro
Onde: Parque Tenente Siqueira Campos – Trianon
Na Avenida Paulista (entrada em frente ao MASP, a 200m da estação de metrô Trianon/ Masp – Linha 2 Verde)
Horário: Das 9h30 às 13h (recepção às 9h)

EXPEDIÇÃO ÁRVORES DO MUNDO
Quando: Domingo, 14 de setembro
Onde: Parque Jardim da Luz (ao lado da Pinacoteca do Estado, acesso direto na estação do metrô Luz – linha 1 azul e 4 amarela – e a 400m da estação de metrô Tiradentes – linha 1 azul)
Horário: Das 9h30 às 13h (recepção às 9h)

EXPEDIÇÃO AVES e ÁRVORES
Quando: Sábado, 20 de setembro
Onde: Parque Buenos Aires, Avenida Angélica, s/n – Altura 1.500 – Santa Cecília – São Paulo – SP
Horário: Das 10h às 12h

Quando: Domingo, 21 de setembro
Onde: Parque da Água Branca, Av. Francisco Matarazzo, 455 (600m do metrô Barra funda – linha vermelha).
Entradas: Rua Ministro Godói, altura do nº330 (entrada a pé) ou Rua Dona Ana Pimentel, altura do nº 40.
Horário: Das 8h às 10h

Comments

comments

Lila Varo

Lila Varo

Veja todos os posts

Lila Varo, é produtora de conteúdo, editora do Mistura Urbana e mais um continente a sua escolha. lila[@]misturaurbana.com

0 Comentários

Junte-se a conversa →

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *