Mil Orquídeas Marginais :: um projeto para mudar o cenário de nossos rios - MISTURA URBANA

Mil Orquídeas Marginais :: um projeto para mudar o cenário de nossos rios

Cocho-do-Germânia-no-Rio-Pinheiros

Olhando pra foto acima fica difícil, e triste, acreditar que essa piscina fazia parte do antigo Clube Germânia, no Rio Pinheiros. Pois é. Houve uma época onde os rios Pinheiros e Tietê eram usados por atletas para treinos de natação e outros esportes aquáticos.

Hoje, a história não poderia ser mais diferente. No meio dessa selva de pedra chamada São Paulo, os quase cinquenta quilômetros de extensão das Marginais Pinheiros e Tietê atravessam a cidade quase despercebidos, não fosse a aparência de esgoto e o forte mau cheiro.

A diferença gritante entre o que temos hoje como cenário atual e a paisagem de décadas atrás, quando as margens dos rios eram cobertas por uma diversidade incrível de plantas características da Mata Atlântica, incluindo uma orquídea, a Cattleya Loddigesii, sempre incomodaram o orquidólogo Ale Marconi. Apaixonado por orquídeas há mais de dez anos, Ale resolveu tomar pra si a tarefa de tentar devolver um pouco de beleza às marginais. Foi quando ele conheceu a produtora Carol Sbrana Sciotti.

Do casamento, surgiu o projeto Mil Orquídeas Marginais que propõe o replantio de mil orquídeas na mata ciliar que ainda resiste na beira do Rio Pinheiros e do Rio Tietê.

mil orquideas marginais mu

A ideia é, aos poucos, resgatar a história e a vida dos rios, colaborando com a recuperação do patrimônio natural de São Paulo. Levar a sociedade às marginais – seres suntuosos que fazem parte da rotina de boa parte da população – e colocar em pauta a questão da degradação da natureza e a falta de consciência em relação à cidade.

Para viabilizar o replantio das orquídeas, o casal optou pelo Catarse – plataforma digital de financiamento coletivo de projetos –  e agora integra o canal Wings of Change, do Catarse, de projetos que ajudam a mudar o mundo.

Que tal acessar o link AQUI e ajudar eles?

Comments

comments

Lila Varo

Lila Varo

Veja todos os posts

Lila Varo, é produtora de conteúdo, editora do Mistura Urbana e mais um continente a sua escolha. lila[@]misturaurbana.com

0 Comentários

Junte-se a conversa →

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *