Exposição “Aglomerados” do artista Anderson de Souza dialoga com o espaço urbano - MISTURA URBANA

Exposição “Aglomerados” do artista Anderson de Souza dialoga com o espaço urbano

Quadro - Multidão - Crédito André Sodré

Começa no dia 12 de setembro e se estende até o dia 30, a exposição “Aglomerados”, do artista visual Anderson de Souza, no Instituto Cultural Germânico, em Niterói.

A mostra apresenta analogias do homem com o espaço urbano e como essa relação afeta diretamente o entendimento de individualidade em oposição a massificação humana.Tendo como referencial os escritos do filósofo francês Gilles Deleuze (1925-1995), sobre sociedade de controle, o artista reflete o tempo presente, o cotidiano apressado das grandes cidades, a inquietante urgência diária e a compressão do espaço e tempo.

Para criar suas telas, Anderson de Souza utilizou-se de técnicas variadas, tais como: colagens, caneta posca, tinta acrílica e spray. As cores fortes e o grafismo da cultura de rua são elementos marcantes nos trabalhos, ao mesmo tempo em que sugerem leveza e descontração, também permitem o acesso às regiões mais sombrias, como o aglomerado de pessoas que acotovelam-se de forma anônima no dia a dia das grandes cidades.

Mais sobre o artista

Anderson de Souza é um artista multimídia. Possui formação na área de comunicação e atualmente, cursa Artes Visuais e Multimeios na Unicamp. Suas maiores influências artísticas são a pop art e o movimento de arte de rua. Em 2012, lançou o projeto URGE e realizou sete exposições pelas cidades do Sul do Estado do Rio e Niterói. Em 2013, junto com os artistas João Bosco Millen e Vanessa Gerbelli criou a mostra Sobre as Urgências da Pele com apresentações no MAM de Resende/RJ e na PUC São Paulo. Ainda, em 2013, foi premiado no 1° Salão de Artes Visuais do Centro de Cultura França Alemanha (CCFA) em Niterói. Este ano, inaugurou a mostra individual Urbano na Galeria HRocha, no Rio de Janeiro e a exposição Cotidiano no Corredor Cultural da Faculdade Dom Bosco, em Resende.

Serviço:

Exposição “ Aglomerados”
Curadoria: Laís Denise Santana
Abertura: 11 de setembro – 19 horas
Visitação: De 12 a 30 de setembro
De segunda a sexta-feira, das 15h às 20 horas e aos sábados, das 11h às 16 horas
Local: Instituto Cultural Germânico
Endereço: Avenida Sete de Setembro N.º 131 – Icaraí – Niterói – RJ

O artista visual Anderson de Souza - Crédito André Sodré

Comments

comments

Natt Naville

Natt Naville

Veja todos os posts

Natt Naville é jornalista e gosta de tudo que envolve o universo da comunicação. Entre palavras e histórias: Música. Música para tocar, para ouvir e dançar. Editora do Mistura Urbana, gosta de criar, recriar e se reinventar. Vive no paraíso azul da Grécia.

0 Comentários

Junte-se a conversa →

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *