Conheça o segredo dos Hunza, um povoado vegetariano que vive uma média de 120 anos - MISTURA URBANA

Conheça o segredo dos Hunza, um povoado vegetariano que vive uma média de 120 anos

capa5

Você sabia que lá entre a fronteira entre a Índia e o Paquistão, vive uma população que é conhecida como o “oásis da juventude”, que possui uma alimentação vegetariana e que seus habitantes vivem em média 120 anos?

Pois é, os moradores desse povoado, os hunza, habitam sobre o vale do rio Hunza, quase nunca ficam doentes e têm uma aparência de juventude. Mas qual será o segredo da água dessa fonte eterna que reina nesse vilarejo, que dizem ser descendentes de Alexandre, o Grande

São apenas 30 mil habitantes nesse vale, que é um lugar paradisíaco a 2500 mil metros de altitude, nas montanhas do Kush Hindu, onde se bebe a água que os riachos trazem das geleiras eternas dos Himalaias.

Hunza-Women-s-Group

Esses moradores possuem um dialeto próprio, o burushaski, e a religião que é ismaelita, que se assemelha com a muçulmana. Alguns segredos desse aspecto sempre saudável, pode ser o fato de que eles tomam banhos super gelados a 15 graus abaixo de zero, praticam esportes, e é comum à uma mulher dar à luz aos 65 anos. A alimentação é baseada em frutas, verduras cruas, damascos secos, grãos germinados e queijo de ovelha.

Com tantos aspectos curiosos, o médico escocês Robert McCarrison foi avaliar esse estilo de vida, e descreveu a população como “vale feliz”. Ele destacou o fato de os hunza consumirem uma dieta com restrição de proteínas. A dieta inclui em média 1900 calorias. E é precisamente essa dieta, que permite a notável longevidade.

jovens-1

Os Hunza só fazem duas refeições por dia. A primeira refeição é ao meio-dia. Eles se levantam todas as manhãs por volta das cinco horas, e conseguem realizar os seus trabalhos árduos de agricultura durante toda a manhã com o estômago vazio.

O Dr. Mac Carrisson disse ter encontrado mulheres “com mais de 80 anos que executavam, sem a menor aparência de fadiga, trabalhos físicos extremamente árduos durante horas. Vivendo nas montanhas, elas são obrigadas a subir desníveis consideráveis para realizar as suas tarefas quotidianas. Além disso, mesmo em idade avançada as mulheres Hunza permanecem esbeltas e têm um porte de rainha, caminhando com agilidade e elegância. Elas não conhecem a existência da palavra dieta e ainda menos a da obesidade. A celulite também não tem qualquer significado para elas. Os homens são igualmente surpreendentes devido à resistência e vigor, apesar da idade”.

jovens-3

Os habitantes de Hunza, todavia, não escondem seu segredo: recomendam abertamente uma dieta vegetariana, trabalhar, se movimentar constantemente, não beber álcool ou comer comidas gordurosas. Além disso, acrescentam que, entre muitos outros benefícios, o estilo de vida que levam permite estarem sempre de bom humor, sem tensão nenhuma e em um ambiente de paz. Eles vivem felizes, tem qualidade de vida e se organizam de uma forma prática.

hunza3

jovens-6

Comments

comments

Natt Naville

Natt Naville

Veja todos os posts

Natt Naville é jornalista e gosta de tudo que envolve o universo da comunicação. Entre palavras e histórias: Música. Música para tocar, para ouvir e dançar. Editora do Mistura Urbana, gosta de criar, recriar e se reinventar. Vive no paraíso azul da Grécia.

0 Comentários

Junte-se a conversa →

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *