Alê Jordão apresenta projeto “The Neon Traffic Dealer” - MISTURA URBANA

Alê Jordão apresenta projeto “The Neon Traffic Dealer”

7-Mia

Está em cartaz até o dia 14 de setembro, com curadoria de Baixo Ribeiro, a mostra do artista Alê Jordão no Pier Mauá, que acontece paralelamente a primeira edição da “IDA- Exposição Internacional de Design e Arte. As obras do artista estão na “The Neon Traffic Dealer”, uma série de trabalhos em luz desenvolvida nos últimos anos e ainda inéditas.

“Em 2002, o artista iniciou uma série de objetos caligráficos usando a luz de neon como suporte. O luminoso, num primeiro momento, foi apresentado em um happening – entendido como mídia específica, multidisciplinar e interativa”, explica Baixo. Alê Jordão transita com desenvoltura ao usar luz em suas obras. “Neon é poesia concreta “, decreta o artista.

Para o curador, nesta exposição as obras de Alê Jordão se comunicam com o próprio espaço onde elas estão expostas. “Todo o aparato foi combinado de modo a criar um ambiente onde a fruição da arte passou a ser parte natural de um processo vivencial coletivo. Não apenas o objeto, mas também o contexto onde ele se insere é igualmente importante para Jordão, e essa plataforma é também produto de intensa elaboração conceitual e plástica”, finaliza Baixo.

Mais sobre o artista

Nasceu e mora em São Paulo. Estudou na FAAP na segunda metade dos Anos 90 e na Domus (Milão). Inicia sua vida artística profissional em 2001 e ao longo da carreira vem definindo um corpo de trabalho potente e complexo, material e conceitualmente. Para o artista, o objeto-obra não é apenas aquilo que sobra de um processo construtivo, mas algo que se forja e retém os significados dos modos de construir, deixando-os explícitos, comunicativos, vivos no objeto. A tecnologia e o design dizem muito sobre o resultado material e imaterial que o artista deseja prioduzir. Na IDA, o Studio Alê Jordão via trazer uma exposição de luz e objeto, onde o neon prevalece como ponto de partida, através da desconstrução de letras caligráficas que se transformam em escultura/objeto de arte. O colecionismo desde 2002 enriquece a retórica. São peças únicas com curadoria de Baixo Ribeiro.

Serviço

“The Neon Traffic Dealer”, por Alê Jordão @ IDA Rio
Endereço: Píer Mauá (Armazéns 4, e 5) – Av Rodrigues Alves 10 – RJ. Entrada pelo Armazén 1, entrada principal do Píer Mauá.
Período: entre 9 e 14 de setembro
Horário de funcionamento: de quinta-feira a sábado, das 13h às 21h; domingo, das 13h às 20h
Ingressos:R$ 30 (inteira) e R$ 15 (meia) (o ingresso dá acesso à ArtRio e à IDA)

1_bx

Comments

comments

Natt Naville

Natt Naville

Veja todos os posts

Natt Naville é jornalista e gosta de tudo que envolve o universo da comunicação. Entre palavras e histórias: Música. Música para tocar, para ouvir e dançar. Editora do Mistura Urbana, gosta de criar, recriar e se reinventar. Vive no paraíso azul da Grécia.

0 Comentários

Junte-se a conversa →

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *