7ª edição da mostra Live Cinema no Rio de Janeiro - MISTURA URBANA

7ª edição da mostra Live Cinema no Rio de Janeiro

Pantharei
Pantharei

A partir do dia 4 de outubro, a Oi Futuro Ipanema, recebe mais uma edição da mostra Live Cinema, que ocupará a fachada, a vitrine e as Galerias 1 e 2, exibindo até o dia 12 de outubro trabalhos de 10 artistas que utilizam em suas apresentações a manipulação de imagens e som em tempo real. Durante este período, a mostra também se desdobra para a Biblioteca Parque de Niterói, a Biblioteca Parque Estadual no Rio, e uma parceria com o projeto Cinemão que vai levar a mLC para uma praça pública no Méier além de uma oficina no Sesc São Carlos em São Paulo.

Idealizado e com curadoria da documentarista Marcia Derraik e do artista multimídia Luiz Duva – que tiveram a desafiadora missão de escolher trabalhos entre 114 inscritos, a mostra segue como uma vitrine das tendências do Live Cinema brasileiro e internacional, além de ampliar o conceito de performance audiovisual ao convidar músicos, artistas visuais, fotógrafos, bailarinos, programadores, cineastas, Djs e VJs para encontros de improvisação audiovisual que dialogam diretamente com a performance, a instalação, o video mapping e a robótica.

“Nas primeiras edições da mLC, a maior parte dos trabalhos vinham de São Paulo e Belo Horizonte, mas este ano temos muitos cariocas, além de paraenses, pernambucanos e também um europeu”, observa a curadora Marcia Derraik.

coletivo plastico preto_performance-foto_JonasBueno_res

Confira as principais atrações:

Maotik (França): já criou ambientes imersivos para marcas como Chanel, Omega e Chivas. Ele prepara uma instalação interativa chamada Omnis – que convida o público a explorar sua percepção espacial e noção temporal através de um sensor infravermelho chamado Leap Motion. “Essa tecnologia é capaz de detectar a posição e rotação de cada dedo, possibilitando o controle preciso dos elementos interativos”, explica o artista que no ano passado participou do prestigiado Festival Sónar em Barcelona e do Mutek de Montreal. “Este híbrido de performance com instalação é uma das tendências do Live Cinema atual”, destaca Luiz Duva curador do evento.

DJ Dolores: se apresenta junto de Mary Gatis com o projeto Banda Sonora Duet, uma compilação de músicas compostas por DJ Dolores para filmes brasileiros nos últimos 15 anos, incluindo “O Som ao Redor”, indicado pelo Brasil para concorrer ao Oscar em 2014. O set list é variado e surpreendente como a natureza dos filmes, cruzando vários gêneros que vão do batuque brasileiro, passando pela dance music, o reggae, boleros, sambas até o experimentalismo eletrônico com uma narrativa cinematográfica.

Coletivo Plástico Preto: criado em maio de 2013 e formado por um grupo multidisciplinar composto por artistas visuais, músicos, atores de teatro, designers , fotógrafos e videoartistas. Após a performance na galeria do Oi Futuro Ipanema, o coletivo deixará o que restar da performance exposto na galeria.

Uaná System: Formado por Waldo Squash e Luan Rodrigues, do Gang do Eletro, os artistas produzem mashups mesclando diversas referências visuais e sonoras da Amazônia. Eles levam para a pista de dança uma viagem audiovisual tropical repleta de psicodelia e groove junto de rítmos nortistas como o carimbó, siriá, lundu, cumbia e guitarrada. Tudo no caldeirão da música eletrônica.

Pantharei: surgiu do encontro entre os multiartistas Sérgio Basbaum e Wilton Azevedo, que buscam explorar as possibilidades formais e poéticas da improvisação sonora e visual com aparatos eletrônicos high e low tech. Em 2014, juntaram-se ao videoartista Rodrigo Gontijo e criaram a performance Futu Manu, que é parte do material bruto do premiado documentário “O Escasso Ar de uma Ilha” (Rodrigo Gontijo, 2005) onde as imagens da catarse da briga de galos, jogo popular timorense, tornam-se metáfora da violência vivida ao longo dos 25 anos de ocupação do Timor Leste pela Indonésia.

Confira a programação completa no site .

Serviço

Mostra Live Cinema
Direção geral e Curadoria: Marcia Derraik e Luiz Duva
Abertura dia 04/10 no Oi Futuro Ipanema
Endereço: Rua Visconde de Pirajá, 54 – Ipanema
Telefone: (21) 3131- 9333
Site: http://www.oifuturo.org.br/cultura/oi-futuro-ipanema/
Horário: 20h.
Entrada gratuita

omnis
omnis

Comments

comments

Natt Naville

Natt Naville

Veja todos os posts

Natt Naville é jornalista e gosta de tudo que envolve o universo da comunicação. Entre palavras e histórias: Música. Música para tocar, para ouvir e dançar. Editora do Mistura Urbana, gosta de criar, recriar e se reinventar. Vive no paraíso azul da Grécia.

0 Comentários

Junte-se a conversa →

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *