Zipper apresenta instalações multimídias interativas dos artistas Fernando Velázquez e Daniel Escobar - MISTURA URBANA

Zipper apresenta instalações multimídias interativas dos artistas Fernando Velázquez e Daniel Escobar

divulgação
divulgação

A partir do dia 03 de setembro, a Zipper traz duas exposições individuais e multimídias, uma com o artista gaúcho Daniel Escobar na mostra “A Nova Promessa”, que tem curadoria de Daniela Labra, e parodia os mecanismos comerciais que inundam o imaginário das pessoas com garantias enganosas de excelência, sofisticação e felicidade imediata que a publicidade nos mostra.

A exposição partiu de uma investigação das estratégias publicitárias do mercado imobiliário para discutir a compra e venda dos desejos de consumo no mundo contemporâneo. A peça central da mostra foi a obra “Anuncie Aqui”, um painel outdoor de tamanho real instalado dentro da instituição, disponível como espaço de mídia e alugado mediante um contrato entre o artista e o anunciante.

“Aposta”, 2013, bilhetes de loteria e fio dourado
“Aposta”, 2013, bilhetes de loteria e fio dourado

Nessa mostra, um novo espaço publicitário será instalado para discutir o loteamento do meio urbano, a função da galeria em tempos em que a cultura é também uma mercadoria, e o fetiche do meio artístico global por artistas jovens que a cada temporada de megaeventos de arte, como as Bienais e feiras, são apresentados por curadores e marchands como novas promessas de renovação conceitual e estética.

“VIDAVIVA Clube Moinho” da série (“ ... loteria e fio dourado)
“VIDAVIVA Clube Moinho” da série (“ … loteria e fio dourado)

Paralelamente, acontece #L1 after Dan Flavin”, que é o título da instalação multimídia interativa criada pelo artista uruguaio Fernando Velázquez, composta de uma matriz de 16 barras de neon dispostas num grid de 4m² e quatro alto-falantes. Na instalação, um algoritmo de realidade artificial responde à presença dos visitantes e ativa o conjunto numa sequência luminosa e sonora generativa e infinita. Nesta obra o artista dá continuidade às pesquisas da série Mindscapes, que inclui vídeos, impressões digitais em plexiglass, instalações interativas, e performances audiovisuais, nas quais explora a ideia de paisagem relacionada à atividade cerebral, ao pensamento, e ao imaginário.

​projeto da instalação, 2014
​projeto da instalação, 2014

Serviço:

A Nova Promessa, de artista Daniel Escobar | Curadoria de Daniela Labra
#L1, after Dan Flavin, de Fernando Velázquez
Abertura: Quarta-feira, 03 de setembro, das 19h às 22h
Período expositivo: de 04 de setembro a 04 de outubro de 2014
Entrada franca

@Zipper Galeria
Jardim América: r. Estados Unidos, 1.494
Seg. a sex., 10h/19h; sáb., 11h/17h
www.zippergaleria.com.br

Comments

comments

Natt Naville

Natt Naville

Veja todos os posts

Natt Naville é jornalista e gosta de tudo que envolve o universo da comunicação. Entre palavras e histórias: Música. Música para tocar, para ouvir e dançar. Editora do Mistura Urbana, gosta de criar, recriar e se reinventar. Vive no paraíso azul da Grécia.

0 Comentários

Junte-se a conversa →

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *