O artista de rua Toz está concorrendo ao Pipa - maior prêmio de artes visuais brasileira - MISTURA URBANA

O artista de rua Toz está concorrendo ao Pipa – maior prêmio de artes visuais brasileira

Mural na Zona Portuária do Rio de Janeiro
Mural na Zona Portuária do Rio de Janeiro

O artista Tomaz Viana, mais conhecido como Toz é baiano, mas vive no Rio de Janeiro desde os 15 anos. Quando novo, ele já acumulava conhecimentos de artes plásticas, pois acompanhava a mãe nas aulas de pintura e gostava de fazer seus próprios desenhos utilizando vários tipos de material.

Antes de mergulhar no mundo da arte urbana, Toz experimentou a tatuagem, como primeiro trabalho, mas não gostava de sangue e acabou mudando de planos. Ao desembarcar no Rio, o jovem baiano ficou assombrado, principalmente com as pichações. Eram tantas e em tantos lugares, como ele nunca havia visto em sua terra. Começou sua trajetória de grafiteiro e, seguindo a tradição, fazia muitas letras wildstyle, com setas e riscos. Mas isso não o satisfazia. Queria espaço para desenvolver os personagens que começava a criar, inspirados na sua história e na sua criatividade. O hip hop, os skatistas, os grafiteiros ganhavam força na ocasião e impulsionavam um tipo de arte imediatista e urbana.

1707_toz7

Movido por necessidades financeiras, Toz decidiu então estudar design e profissionalizar-se. Foi assim, conhecendo mais a fundo o graffiti, que se apaixonou perdidamente. Dali para frente foi uma conversa longa, de quase 10 anos: partiu para as ruas, criou uma identidade, procurou novos suportes, pintou pedaços de madeira, carros abandonados, caixas e caixotes e principalmente chamou a atenção

Esse artista que realiza um trabalho incrível, está concorrendo ao Prêmio Pipa esse ano, que foi criado com a missão de divulgar a arte e os artistas no Brasil, e de estimular a produção nacional de arte contemporânea, motivando e apoiando “jovens” artistas brasileiros. Além disso, o prêmio serve como uma alternativa de modelo para o terceiro setor, é o maior de arte contemporânea brasileira.

divulgação
divulgação

Vale lembrar, que o artista no início do ano produziu um mural gigante, que contou com a ajuda de mais 8 artistas, tem 2.100 metros quadrados, 30 metros de altura e 70 metros de largura. Toz usou 1500 latas de tinta no painel, que fica na Rua Sacadura Cabral, na lateral da empresa B2W.

Quem passar por lá, vai se deparar com seus personagens; a melancólica Nina, o BB idoso, o monstro-ameba Shimu. Suas criações são inspiradas em gente querida por ele, como seus avós, sua sobrinha, sua esposa e até nos seus cachorros.

Confira o vídeo e conheça um pouco mais de sua arte:

Para votar nele aqui.
Para conhecer mais sobre o seu trabalho aqui.

1381444_643661302330757_1105999072_n

Comments

comments

Natt Naville

Natt Naville

Veja todos os posts

Natt Naville é jornalista e gosta de tudo que envolve o universo da comunicação. Entre palavras e histórias: Música. Música para tocar, para ouvir e dançar. Editora do Mistura Urbana, gosta de criar, recriar e se reinventar. Vive no paraíso azul da Grécia.

0 Comentários

Junte-se a conversa →

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *