La Paz, a cidade do futuro? - MISTURA URBANA

La Paz, a cidade do futuro?

Snap 2014-08-29 at 17.18.36

Desde Os Jetson, nós imaginamos o que seria o futuro da humanidade: robôs como serventes, carros voadores e todo tipo de aparelhos domésticos, mas alguma vez entrou nesse imaginário a possibilidade de uma cidade com 18 linhas de metrô suspensas no ar?

8099.15199-Os-Jetsons

Se você já foi alguma vez para La Paz, na Bolívia, sabe que viajar nessa cidade é quase impossível. A 3660 metros de altitude, sem as linhas de trens de passageiros, com várias linhas regulares de antigos e coloridos ônibus, táxis malucos e os famosos mini-buses (que têm um cobrador gritando o itinerário na porta ao lado do motorista), o trânsito se torna caótico.

No meio de tudo isso, a maioria das pessoas deve viajar do altiplano até o vale para trabalhar todas as manhãs. Mesmo que sejam apenas apenas 12 quilômetros de distância, a autoestrada que liga La Paz —sede do governo, dos endinheirados e da elite de pele clara que fala espanhol— a El Alto — lar de parte dos moradores mais pobres, de pele mais escura, que falam o aimará— é um dos trajetos mais perigosos da região e é preciso mais de uma hora para chegar de um lugar ao outro, porque o único caminho é uma estrada cheia de curvas ao longo de um desfiladeiro.

Então, o que pensou o Evo Morales, atual presidente do país, para resolver este assunto? Pensou “Como posso fazer para que os passageiros possam voar sobre o congestionamento das cidades?” e resolveu construir o maior bondinho teleférico urbano do mundo, com 18 linhas, que poderá transportar até 200.000 pessoas por dia!

alto teleferico

Deste jeito, no país mais pobre da América do Sul, o sistema de teleférico vai tentar reduzir as barreiras físicas e ideológicas nesta população, alterando as relações sociais e, ao mesmo tempo, reduzindo o tempo de deslocamento para o trabalho.

Portanto, se você for para a capital em maior altitude do mundo, faça um passeio nesta nova atração turística. Você não vai se  arrepender das visões abrangentes de La Paz e das montanhas ao redor.

La-Paz

Comments

comments

0 Comentários

Junte-se a conversa →

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *