Galeria Berenice traz produção do artista goiano Pitágoras - MISTURA URBANA

Galeria Berenice traz produção do artista goiano Pitágoras

Pitagoras - Acrílica sobre Tela
Pitagoras – Acrílica sobre Tela

A partir do dia 24/08, a Galeria Berenice Arvani apresenta a exposição “Pitágoras Lopes Gonçalves – Roots”, que reúne pinturas e desenhos criados desde 2010 pelo artista goiano autodidata. A obra de Pitágoras é expressiva, criada sob gestos livres, viscerais e impulsivos, que nos traz a emoção de seu tempo em formas, linhas, cores e texturas, narradas por personagens de um mundo catastrófico.

Expressionista por excelência, Pitágoras nos transporta para um mundo constituído por cidades de arquitetura asfixiantes e improváveis, onde máquinas, animais, insetos e figuras humanas tomadas pela loucura trazem um humor corrosivo e brilhante que satirizam a estética e a condição humana, em diálogo com o mundo contemporâneo. Seus desenhos, pinturas e grafismos parecem se opor a tendências e padrões estabelecidos, que foge a regras e tenta condenar as formas organizadas de poder estabelecidas.

Sua produção é resultado de um trabalho incansável e compulsivo, marcado pela acentuação da animalidade e dos instintos primitivos presentes em todos nós. Partindo da banalidade e da vulgaridade da vida cotidiana, a obra de Pitágoras vai na contramão da arte que valoriza a racionalidade e a tecnologia, mas atribui sofisticação por meio da tensão, da luz e das cores escolhidas. “Eu pinto distorções imediáticas da minha visão. Pinto o que ainda não vi, aquilo que eu busco. Eu pinto a solidão, o cansaço, a frustração, a exaustão, a revolta, o gás carbônico, a sexualidade, a tensão, a incredulidade.“ – diz Pitágoras. Atualmente, Pitágoras está com uma exposição individual em cartaz no Museo de Arte Alejandro Otero, em Caracas, Venezuela. Suas obras estão em importantes coleções nacionais e internacionais.

Pitágoras Lopes - Acrílica e spray sobre papel
Pitágoras Lopes – Acrílica e spray sobre papel

Serviço:

Exposição: “Pitágoras Lopes Gonçalves – Roots”
Curadoria de Celso Fioravante
Abertura: Domingo, 24 de agosto de 2014, das 14h às 18h,
Período expositivo: de 25/08/14 a 26/09/14
Galeria Berenice Arvani
Jardins: r. Oscar Freire, 540, tels. (11) 3088-2843 e 3082-1927.
Seg. a sex., 10h/19h30
www.galeriaberenicearvani.com

Comments

comments

Natt Naville

Natt Naville

Veja todos os posts

Natt Naville é jornalista e gosta de tudo que envolve o universo da comunicação. Entre palavras e histórias: Música. Música para tocar, para ouvir e dançar. Editora do Mistura Urbana, gosta de criar, recriar e se reinventar. Vive no paraíso azul da Grécia.

0 Comentários

Junte-se a conversa →

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *