Festival Woodstock celebra 45 anos, relembre esse momento tão importante no cenário musical - MISTURA URBANA

Festival Woodstock celebra 45 anos, relembre esse momento tão importante no cenário musical

image

Entre os dias 15, 16, 17, 18 de agosto de 1969, aconteceu o Festival Woodstock Music & Art Fair, mais conhecido como Woodstock. O festival que mudaria o cenário da música para sempre. Na pequena cidade de Bethel, a cerca de 160 quilômetros de Nova York, mais de 400 mil pessoas se reuniram para celebrar a paz, o amor, cantando juntos com Jimi Hendrix, Janis Joplin, Joe Cocker, Santana, Creedence Clearwater e muitos outros.

No dia 18 de agosto, o festival chegou ao fim. O encerramento ficou por conta de Jimi Hendrix, que cantou pela manhã para os 30 mil “survivors”, e além do evento ter marcado o mundo, outros acontecimentos fizeram-o ser destaque, como: o forte movimento pacifista entre os jovens, quando Jimi Hendrix puniu simbolicamente os militaristas com o hino norte americano “Star-Spangled Banner”, a repercussão do movimento da geração Beat, a expressão da liberdade sexual, das drogas e a contribuição para o fim da guerra do Vietña. Ainda, lançou modismos como a ioga, a alimentação macrobiótica, e os ativismos em proteção ao meio ambiente.

Se passaram 45 anos, mas o Woodstock ainda ressoa “around the world”. Chuva, lama, dois nascimentos, três mortes, sendo uma delas por overdose, 65 horas de música, 32 shows, e um encontro lendário de tribos que elevou o festival mundo afora na vanguarda da consciência de cidadãos do mundo mundo.

Reza a lenda, que há grande chance de quando completar 50 anos em 2019, de ser realizado um grande festival em algum lugar para homenagear essa grande celebração que tentou mudar o mundo através da música e da liberdade de expressão. Já imaginou? Fico pensando nos músicos e nas bandas que seriam convidadas para fazer essa versão mais moderna.

Comments

comments

Natt Naville

Natt Naville

Veja todos os posts

Natt Naville é jornalista e gosta de tudo que envolve o universo da comunicação. Entre palavras e histórias: Música. Música para tocar, para ouvir e dançar. Editora do Mistura Urbana, gosta de criar, recriar e se reinventar. Vive no paraíso azul da Grécia.

0 Comentários

Junte-se a conversa →

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *