Carbono Galeria abre exposição coletiva “A Pegada Pop” - MISTURA URBANA

Carbono Galeria abre exposição coletiva “A Pegada Pop”

Obra de Marcos Chaves, “Boca”, desenvolvida especialmente para a exposição “A Pegada Pop”
Obra de Marcos Chaves, “Boca”, desenvolvida especialmente para a exposição “A Pegada Pop”

A partir do dia 12 de agosto, a Carbono Galeria apresenta a exposição “A Pegada Pop”, com curadoria de Ligia Canongia. Vários artistas estão desenvolvendo peças exclusivas para esta exposição, como Maria Nepomuceno, Emmanuel Nassar e Marcos Chaves. Além deles, haverá edições de obras dos artistas Jeff Koons, Gary Hume, Cildo Meireles, Carlos Garaicoa, Alex Katz, Janaina Tschäpe, Lós Carpinteros e Christian Marclay, Eduardo Coimbra, Roberto Magalhães, Rochelle Costi, Delson Uchôa, Cabelo e Hélio Oiticica.

Amostra investiga os lastros da pop art na atualidade, confirmando a persistência de muitos de seus princípios ao longo da história recente da arte. “A ideia da exposição foi a de mapear, por meio da produção de múltiplos, a influência que permanece da pop art norte-americana na arte contemporânea”, comenta Ligia Canongia. “Essa ‘pegada’, no entanto, como bem diz o nome, não segue a genealogia estrita do movimento dos anos 1960, mas pontua certos padrões que se mantiveram ao longo do tempo, como a apropriação do mundo empírico, da banalidade do cotidiano, da vida urbana e das linguagens comerciais. Os artistas da exposição, representantes de gerações que se estendem desde os anos 60 aos dias de hoje, demonstram que essa ‘pegada’, longe de ter se esgotado na época da origem do movimento, continua atual e vigorosa”, finaliza a curadora.

Entre as obras criadas especialmente para esta exposição, destaque para a “Boca” do artista Marcos Chaves. Nela, o artista retoma uma discussão iniciada em 2005 a partir de sua relação com as máscaras, objetos que carregam em si um sentido ilusório, que possuem a capacidade de transformar o “eu” com humor e ao mesmo tempo criticamente.

Serviço

A Pegada Pop @ Galeria Carbono
Abertura:12 de agosto, terça-feira, das 19h às 22h
Período expositivo: de 13 de agosto a 27 de setembro
Endereço: Rua Joaquim Antunes, 59, Pinheiros – São Paulo – SP
Horário de funcionamento: segunda a sexta das 10h às 19h, sábados das 11h às 15h
Entrada franca/ Livre
Para mais informações, acesse o site www.carbonogaleria.com.br

Comments

comments

Natt Naville

Natt Naville

Veja todos os posts

Natt Naville é jornalista e gosta de tudo que envolve o universo da comunicação. Entre palavras e histórias: Música. Música para tocar, para ouvir e dançar. Editora do Mistura Urbana, gosta de criar, recriar e se reinventar. Vive no paraíso azul da Grécia.

0 Comentários

Junte-se a conversa →

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *