BURCAS FLUTUANTES NO PROJETO MULTITUDES - MISTURA URBANA

BURCAS FLUTUANTES NO PROJETO MULTITUDES

mist ex1

Quer apoiar projetos de esporte e intervenções artísticas?
Então conheça a ideia da talentosa, criativa e carismática Aline Arcuri Tima!
INTERVENÇÃO ARTISTICA que rola no SESC POMPEIA, dia 8 de agosto, das 18 às 20 horas.

Segundo o site de noticias r7®, no dia 12 de julho, foi aprovado no estado de São Paulo o projeto de lei que proíbe a utilização de máscaras em manifestações políticas, no Rio de Janeiro e Minas Gerais essa proibição já esta em vigor. No dia 1 de julho de 2014, na Praça Franklin Roosevelt no centro de São Paulo, durante um debate a favor da liberação de presos políticos a polícia que cercava a manifestação prendeu dois advogados ativistas que questionaram da ausência de identificação dos PMs no momento do debate.

O projeto de lei que proíbe o anonimato em manifestações, se apoia no fato de que os atores de vandalismo em sua grande maioria utilização-se da proteção das máscaras para não serem identificados. O que expõem a contradição, a própria Policia Militar circula em rondas de anonimato na cidade e a população agora poderá ser criminalizada se agir da mesma forma. Segundo o assessor de Direitos Humanos da Anistia Internacional Alexandre Ciconello: O Estado não pode regular um artigo da Constituição, e esse projeto quer restringir esse direito. Colocar o exercício dele na mão das forças policiais é muito perigoso. É só lembrarmos o que aconteceu na praça Roosevelt, no dia 1º de julho. A polícia impediu que o debate acontecesse. O que vem ocorrendo em São Paulo é muito preocupante.

Está presente na produção artística de Aline Tima a confecção de máscaras e burcas e outros objetos que cobrem a face, feitas com uma máquina de tricot. A aprovação desse contraditório projeto de lei, que proíbe a população de se mascarar em manifestações motivou a artista a realizar a intervenção, burcas flutuantes. A burca é uma túnica que cobre todo o corpo, é um símbolo que representa a opressão feminina. Ela é utilizada por algumas mulheres mulçumanas cuja a vertente religiosa é extremista.

Skatistas na Praça Roosevelt - 07/01/2013

A Praça Franklin Roosevelt cenário da manifestação do dia 1o de julho é habitada diariamente por centenas de skatistas. Logo pela manhã e até o inicio da madrugada a artista (residente dessa praça) pode ouvir e dividir o cotidiano deles. Por compartilhar o dia-a-dia com esse grupo de pessoas e por muito observar esse estado flutuante dos skatistas, as burcas confeccionadas serão ativadas, com a tremulação das rodinhas do skate nessa intervenção.

Quer saber mais sobre essa história?
Então acompanhe as atualizações na página da MULTITUDE que patrocina esse projeto!

mist skateburca azul

O Mistura Urbana apoia esse rolê! :)

* imagens ilustrativas!

Comments

comments

0 Comentários

Junte-se a conversa →

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *