11 Curiosidades sobre o excêntrico Salvador Dalí - MISTURA URBANA

11 Curiosidades sobre o excêntrico Salvador Dalí

By Willy Rizzo
By Willy Rizzo

Nós do Mistura Urbana, e eu particularmente sou apaixonada pela arte surrealista de Salvador Dalí. Se você também admira as suas criações, com certeza sabe que está rolando uma exposição no Rio de Janeiro, que traz cerca de 150 trabalhos do artista, saiba mais aqui. Em outubro a mostra chega em São Paulo.

Dalí foi um importante pintor catalão, e suas obras chamam a atenção pela incrível combinação de imagens bizarras, oníricas, com excelente qualidade plástica. O título desse post tem a palavra excêntrico, e faz jus à personalidade dele, porque o maior expoente da pintura surrealista, Salvador Felipe Jacinto Dalí, além de pintor, era escultor, gravurista, cenógrafo, escritor, gostava de chamar a atenção, e era bem narcisista.

salvador-dali-famous-quote-perfection-art-creativity1

O artista produziu mais de 1500 quadros ao longo da sua carreira, ilustrações para livros, litografias, desenhos para cenários e trajes de teatro, dezenas de esculturas e participou de vários outros projetos.

Vou te contar então algumas curiosidades sobre ele:

1– Seu estonteante bigode nasceu da grande admiração que ele sentia por Diego Velásquez, um pintor espanhol e principal artista da corte do Rei Filipe IV. Diego, também era visto como um artista individualista do período barroco contemporâneo, e foi um importante retratista. Salvador Dalí homenageou-o recriando várias de suas obras mais famosas.

DSCN5548

Salvador_Dali

2– Em 1947 um frei italiano chamado Gabriele Maria Berardi declarou haver realizado um exorcismo em Dali durante uma visita do pintor à França.

EX004

3– Dalí era Católico, Franquista e amante do dinheiro. Ele cedeu aos encantos da Ditadura e abriu mão de suas amizades, em troca de dinheiro e status. Por isso, também foi expulso do movimento surrealista em 1939 por motivos políticos. Grande parte dos artistas surrealistas eram marxistas e justificaram a expulsão de Dalí, alegando que o artista era muito comercial.

Salvador_Dali_in_chair_Allan_Warren

4– Dalí tinha fobia de germes, de mostrar os pés e principalmente de gafanhotos. Em compensação, ele tinha um tamanduá como animal de estimação e um leopardo.

salvador-dali

Salvador Dali and his pet anteater, 1969

5– Com seis anos de idade pintou o seu primeiro quadro e já demonstrou grandes dotes para o desenho.

Salvador Dalí "Metamorphosis of Narcissus
Salvador Dalí “Metamorphosis of Narcissus

6– Dalí foi influenciado pelos mestres do Renascimento, e o seu trabalho mais conhecido, “A Persistência da Memória”, foi concluído em 1931, e traz um relógio derretendo. Teve também trabalhos artísticos no cinema, escultura e fotografia.

2012_01_20_15_37_021

 

7– Tinha em Gala, sua esposa, a musa inspiradora de suas obras. Gala morreu em 1982 e ele entrou numa fase de grande tristeza e depressão. Parou de produzir e se recusava a fazer as refeições diárias. Ficou desidratado e teve que ser alimentado por sonda. Em 1984, tentou o suicídio ao colocar fogo em seu quarto. Passou a receber o cuidado e atenção de seus amigos.

dali-e-gala

8– Dalí tinha grande admiração por Freud, que chegou a conhecer pessoalmente, e Einstein, ambos judeus. Suas criações eram um mix de suas influências como o Renascimento, a Biologia, Religião e a Psicanálise. Suas obras foram muito influenciadas por Picasso e Miró, enquanto ia desenvolvendo seu estilo próprio.

 

9– Em 1974, Dalí fundou seu Museu em Figueras, que fica a 1 hora e meia de Barcelona, e foi construído na ruínas do antigo Teatro Municipal da Cidade. O museu é conhecido pelo maior objeto surrealista do mundo e contém um dos mais importantes acervos do artista.

Dali_museum

10– Dalí também teve trabalhos artísticos no cinema. Ele colaborou com a Walt Disney no curta de animação “Destino”, que foi lançado postumamente em 2003 e, ao lado de Alfred Hitchcock, no filme “Spellbound”. Também foi autor de poemas dentro da mesma linha surrealista.

dali_01

Spellbound-1945-600x300

11– O logo do pirulito Chupa Chups foi desenvolvido por ele. Dalí pegou o logotipo existente em 1969 e que tinha a sua origem nos anos 50 com um tipo de letra muito familiar às formas “handwritten” da CocaCola e que era comum ser usado nesta altura, e adicionou-lhe um fundo numa forma abstractizada de margarida com 8 pontas, onde a tipografia se integrava com alguma naturalidade. Ai surgiu o novo logo sobre o slogan, “És rodó i dura molt, Chupa Chups”, ou seja, “É redondo e dura muito” em catalão. Dalí sempre teve uma ligação com a publicidade e com a cultura pop, e não é de se estranhar que tenha feito um trabalho desta natureza.

salvador-dali-chupa-chups

chups-1978

Salvador Dalí faleceu na cidade de Figueres, em 23 de janeiro de 1989, de pneumonia e parada cardíaca, e foi sepultado no átrio principal de seu teatro-museu. Suas obras e suas criações permanecerão eternizadas, tamanho é seu legado.

“Estou pintando quadros que me fazem morrer de alegria, estou criando com absoluta naturalidade, sem a menor preocupação estética, estou fazendo coisas que me inspiram com uma profunda emoção e estou tentando pintá-los com honestidade”. Salvador Dalí

Comments

comments

Natt Naville

Natt Naville

Veja todos os posts

Natt Naville é jornalista e gosta de tudo que envolve o universo da comunicação. Entre palavras e histórias: Música. Música para tocar, para ouvir e dançar. Editora do Mistura Urbana, gosta de criar, recriar e se reinventar. Vive no paraíso azul da Grécia.

2 Comentários

Junte-se a conversa →

  1. Show.

    Vanessa / Responder
  2. às vezes é mais facil entender Dali do que escrever corretamente o português.

    Juvenal / Responder

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *