Os mapas dos mundos de Martin Vargic - MISTURA URBANA

Os mapas dos mundos de Martin Vargic

262445

Quantos usos artísticos você pode dar para um mapa? Achamos que muitos! Mas o designer gráfico Martin Vargic está interessado em um: criar consciência.

Martin, também conhecido como Jay Simons, publicou no Deviantart em janeiro passado seu “Map of the Internet“, uma obra de arte conceitual que amostra os maiores sites e empresas de software —como Google, Microsoft, HP e Apple— como nações soberanas, como impérios que governam em um mapa político clássico do mundo.

Para fazer uma visualização rápida do domínio dessas empresas, ele gerou uma hierarquia visual, onde as mais poderosas — e com maior número de usuários— ficam no norte do mapa e, ao sul, ficam as redes sociais, sites de busca, sites de vídeo, blogs, fóruns e sites de arte, mas também o “lado negro da Internet” (sites de pornografia e de torrent). Desta forma, o mapa de Vargic tenta ser uma narrativa sobre como as áreas da Internet trabalham uma em relação à outra.

screen shot 2014-02-04 at 2.44.54 pm

Além do mapa-software, o designer eslovaco criou outras obras que você pode ver (e ainda comprar) no seu próprio site. Uma das mais reconhecidas é “The World – Climate Change”, uma obra digital feita à mão livre, diretamente no Photoshop, onde prova que cidades como Miami, Nova Iorque ou Londres podem ser engolidas pelo mar se este subir 79 metros a mais do que o nível que tem hoje! Baseado em pesquisas científicas, Martin disse que criou este mapa para alertar para estes problemas, antecipando que a Amazónia deixaria de ser uma floresta e passaria a ser um mar!!!!

Ele também tem um pôster infográfico mundial muito interessante, jogando com os estereótipos ocidentais dos países e cidades do mundo inteiro. Por exemplo, na Espanha coloca “Animal abuse”, no México “tacos” e no Brasil, “Samba”. A Irlanda tem o nome de “Redhead”, Omã para ‘Aladdin’ e China de “fábrica”.

As interpretações cartográficas de aspecto visual vintage estão cada vez mais na moda. Se você esta interessado neste tipo de arte digital, tem outros caras que fazem coisa similar, como Ethan Bloch, do XKCD, quem fez um mapa das comunidades online mundial.

Comments

comments

1 Comentários

Junte-se a conversa →

  1. […] certeza você já deve ter visto que semana passada nós publicamos suas imagens (aqui), mas hoje temos suas próprias palavras em uma entrevista para o Mistura […]

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *