Exposição “Swimming Pool” na Choque Cultural - MISTURA URBANA

Exposição “Swimming Pool” na Choque Cultural

Swimming-02

A partir do dia 26 de julho, a Choque Cultural em São Paulo, traz a exposição “Swimming Pool” do artista argentino Tec, que criará um aquário com peixes flutuando pelo espaço expositivo da galeria, utilizando esculturas em formato de peixes. A ideia do artista é proporcionar ao visitante a sensação de estar dentro de um aquário.

Serão vinte obras em cerâmica, de pequeno e grande formato, finalizados com pintura automotiva. A figura é recorrente na obra do artista e, mais do que a simbologia, o artista está interessado na sinuosidade de seus movimentos. “Quando pintei um fusca, na minha última individual na cidade, tive que contemplar todas as dimensões e todos os ângulos daquele carro. Foi uma nova experiência que me inspirou a buscar uma técnica até então nunca trabalhada”, comenta.

Além da criação desta ambientação, a mostra também contará com uma série de pinturas produzidas nos últimos meses, que irão compor o fundo desse “aquário”. A gestualidade é característica marcante na sua pintura. Às vezes o artista usa o rolo ou a brocha larga para pinceladas extensas, às vezes o pincel é usado delicadamente em pequenos desenhos pintados, palavras e detalhes. A fluidez do traço, no entanto, não diminui a impressão e rigor formal com que o artista cuida das suas telas. A parcimônia no uso das cores, poucas, alguns tons de azul, vermelho e preto é característica na obra do artista. Com essas poucas tintas o artista expressa com eloquência a força de suas histórias, cenas e personagens.

Mais sobre o artista:

Nascido em Córdoba, Argentina, foi influenciado pela cultura urbana, graffiti, viagens e bandas de rock. Também estudou desenho gráfico na Universidad de Buenos Aires e complementou seus estudos com fotografia, serigrafia, animação e vídeo, além de juntar-se ao coletivo FASE. Tec tem como base de seu trabalho o desenho, mas após a crise econômica de 2001, na Argentina, passa a trabalhar com muralismo de rua. Foi um dos artistas da exposição coletiva “De dentro e de fora”, realizada no MASP, que trouxe artistas internacionais ao Brasil. O artista argentino é responsável por algumas das mais emblemáticas intervenções feitas nas ruas paulistanas, em especial no bairro de Perdizes, como “Ratão” e “Lagartixa”, e também na Avenida Paulista e na Rua João Moura, uma figura humana e um peixe, respectivamente.

Serviço

“Swimming Pool”, de Tec @ Choque Cultural
Abertura: 26 de julho, das 11h às 16h
Período de exposição: de 26 de julho a 06 de setembro
Rua Medeiros de Albuquerque, 250, Vila Madalena, São Paulo
Telefone: (11) 2678-6600
Horário de funcionamento: de terça a sábado, das 11h às 18h
www.choquecultural.com.br
[email protected]
Grátis/ Livre

IMG_7302-1

Comments

comments

Natt Naville

Natt Naville

Veja todos os posts

Natt Naville é jornalista e gosta de tudo que envolve o universo da comunicação. Entre palavras e histórias: Música. Música para tocar, para ouvir e dançar. Editora do Mistura Urbana, gosta de criar, recriar e se reinventar. Vive no paraíso azul da Grécia.

0 Comentários

Junte-se a conversa →

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *