Jovens criam comunidade sustentável para driblar a crise da Grécia - MISTURA URBANA

Jovens criam comunidade sustentável para driblar a crise da Grécia

1377003_657431134287226_1591882566_n

Muito se ouve falar em crise econômica em diversos países, em dinheiro a todo o momento ou na falta dele e também por outro lado, em não depender tanto da “prata” para viver. Dentro de uma sociedade capitalista como a nossa, parece meio impossível não se preocupar com o dinheiro, mas alguns jovens resolveram tentar uma outra realidade.

A Grécia está em crise já faz alguns anos e, por isso, alguns amigos de Atenas se juntaram em 2008 em um fórum da internet, a fim de encontrar uma nova alternativa; segundo eles, o país já estava em crise na área da educação, na saúde e meio ambiente. Foi então que nasceu a comunidade sustentável “Free and Real”, sigla para Freedom of Resources for Everyone, Respect, Equality, Awareness and Learning (Liberdade de Recursos para Todos, Respeito, Igualdade e Aprendizado).

A comunidade nasceu há três anos na ilha de Evia e, hoje em dia, é formada por dez moradores que vivem lá em tempo integral e ainda mais de cem que residem no local durante boa parte do ano. As refeições são retiradas das próprias plantações, não há energia elétrica, eles moram em cabanas comunitárias e tudo é a base da troca.

Com o agravamento do problema econômico, que ganhou destaque em 2010, o estilo de vida alternativo tem sido mais procurado. Muitos interessados buscam a comunidade para aprender técnicas de vida sustentáveis e saber mais sobre agricultura orgânica.

“A crise financeira grega está dando uma enorme oportunidade às pessoas para verem que o sistema em que vivem não está funcionando, então podem começar a procurar alternativas”, acredita Sianos, um dos fundadores.

Para saber mais aqui.

via

Comments

comments

Natt Naville

Natt Naville

Veja todos os posts

Natt Naville é jornalista e gosta de tudo que envolve o universo da comunicação. Entre palavras e histórias: Música. Música para tocar, para ouvir e dançar. Editora do Mistura Urbana, gosta de criar, recriar e se reinventar. Vive no paraíso azul da Grécia.

0 Comentários

Junte-se a conversa →

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *