Festival Multiplicidade no Rio de Janeiro - MISTURA URBANA

Festival Multiplicidade no Rio de Janeiro

Scanner 2 Live at Festival Multiplicidade

São dez anos de história como uma das mais importantes plataformas culturais carioca e referência quando o assunto é arte-música-design aliados à tecnologia. No próximo dia 21/06, o Festival Multiplicidade chega para celebrar essa data com diversos artistas que acompanharam todas essas experiências e ocupa ocupa por um mês o teatro do Oi Futuro Flamengo com a exposição “NÓS” – uma revisão de sua história. Olhar para atrás e rever com clareza 10 anos de realizações não é tarefa fácil. Com seus arquivos bem organizados, Batman Zavareze ativa lembranças e repassa em sua memória a trajetória do Festival Multiplicidade que foi criado por ele em 2005.

Na programação da décima temporada, a série na “caixa preta” vai ocupar o 8º andar, com 17 projetores simultâneos sincronizados com softwares de mapping e robótica utilizando uma trama de cordas e nós como suporte para projeções com tecnologia desenvolvida por um grupo de artistas e colaboradores que passaram por edições anteriores, entre eles o artista digital catalão Alvaro Uña (artista que se apresentou em 2013 na Batalha do Passinho Remix), Bebeto Abrantes (diretor e roteirista, colaborador do festival desde o inicio), Billy Bacon (designer e artista que se apresentou em 2005), Glauber Vianna (diretor e editor), Susana Lacevitz (cenógrafa que se apresentou em 2006) e Nado Leal (DJ e produtor musical que se apresentou em 2005 e 2012), que estão remixando o baú de arquivos do festival e propondo experiências sensoriais transmitidas em telas fragmentadas e maquinadas entre as linhas.

NOS3

“A ideia é revelar finalmente os NÓS do embaralhamento que promovemos ao longo de anos com uma programação extremamente variada revelando tecnologias do passado e do futuro. Rever o que aconteceu no Festival Multiplicidade é compreender a transformação que a tecnologia causou na sociedade. Praticamente hábitos seculares foram para o lixo e nunca mais serão lembrados pela nova geração. Neste ponto o nosso palco resgata com potência a força visionária das artes e as experimentações marcantes de várias épocas, do cinema super 8 às telas ativadas e comandadas por touch screen ou sensores interativos”, reflete Zavareze.

Após esta residência no Oi Futuro, o Festival Multiplicidade retorna às suas tradicionais noites mensais e encerrará com uma grande ocupação na Escola de Artes Visuais do Parque Lage, pelo segundo ano consecutivo.

Serviço

Curadoria: Batman Zavareze
Local: Oi Futuro Flamengo
Data: Sábado, 21 de junho
Endereço: Rua Dois de Dezembro, 63 – Flamengo/Rio de Janeiro
Horário: A partir das 19h
Classificação etária: Livre
Entrada: gratuita

Horários e programação no dia 21 de junho:

19h Exposição NÓS (7º piso/ Teatro)
20h Scanner / Performance: Toute la mémorie du monde (área externa)
21h Coquetel de lançamento do novo livro do Festival Multiplicidade 2013 (1º piso)

Mais informações aqui.

FLYER MULTI ANO 10

Comments

comments

Natt Naville

Natt Naville

Veja todos os posts

Natt Naville é jornalista e gosta de tudo que envolve o universo da comunicação. Entre palavras e histórias: Música. Música para tocar, para ouvir e dançar. Editora do Mistura Urbana, gosta de criar, recriar e se reinventar. Vive no paraíso azul da Grécia.

0 Comentários

Junte-se a conversa →

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *