Cemitério de Tulcán: uma maravilha verde - MISTURA URBANA

Cemitério de Tulcán: uma maravilha verde

3303675571_f96583220d_b

 

texto por Berenice Taboada

Como Alice no País das Maravilhas quando chega ao jardim da Rainha ou no bairro do Edward Mãos de Tesoura, assim é o que se sente neste cemitério. Uma mistura de arbustos esculpidos, cedros, túmulos, flores, cores, figuras de cipreste, nichos, mausoléus, serras cultivadas e grama bem cuidada: é o que representa ao cemitério de Tulcán. Parece mentira, mas aqui a beleza esculpida rouba a atenção à tristeza por uns momentos.

DSC_0018

Saindo de Quito, Equador, e após 240 quilômetros de curvas, trechos em manutenção, lombadas e povoados você já vai ver as linhas de árvores podadas e esculpidas com referências andinas clássicas, incluindo antigos deuses das culturas indígenas do país, animais selvagens como a fauna das ilhas Galápagos, figuras geométricas, colunas góticas, arcos, entre muitas outras.

Cementerio-José-Maria-Asael-Franco-de-Tulcán2 OLYMPUS DIGITAL CAMERA Tulcan273

Para aqueles que nunca pensaram que um cemitério poderia se tornar uma atração, este cemitério-museu a três mil metros de altitude é a atração principal da cidade o segundo no mundo do seu tipo.

cemiterio tulcan

Tudo começou com o terremoto de 1923. Daí, o governo decidiu substituir o antigo cemitério da cidade, na colina de Santiago, porque tinha sido severamente danificado. E assim, o arquiteto José María Azael Franco Guerrero, que ocupava o cargo de Chefe de Parques, começou a plantar ciprestes e, depois de um tempo, a podar figuras de acordo com os ideais locais (que anos mais tarde tornaram-se o maior legado deixado para a cidade de Tulcán). Após sua morte, seus cinco filhos continuaram com essa tradição de topiário para ainda hoje adornar o cemitério de forma extraordinária e linda.

Snap 2014-06-04 at 19.55.57

Para os amantes da natureza e da arte, não percam a chance de conferir este cemitério jardim topiaria !

Dica> Bem próximo está Ipiales, já no lado Colômbiano, com um santuário gigante, chamado Nuestra Señora de Las Lajas.

lajas-santuario-2

Comments

comments

0 Comentários

Junte-se a conversa →

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *