CINESOLAR :: o primeiro cinema itinerante do Brasil que utiliza energia solar para funcionar - MISTURA URBANA

CINESOLAR :: o primeiro cinema itinerante do Brasil que utiliza energia solar para funcionar

cinesolar_02

Me deparei com esse projeto hoje e achei a ideia sensacional. O CINESOLAR é o primeiro cinema itinerante do Brasil que utiliza energia limpa e renovável – a solar – para funcionar. Além da exibição de filmes, o projeto promove arte e sustentabilidade através de oficinas e atividades artísticas e lúdicas.

Funciona assim: um furgão é equipado com um sistema de captação de energia solar capaz de gerar a própria energia para alimentar toda sua estrutura de exibição: 150 assentos para o público, telão, sistema de projeção e som, além de uma cabine de Dj para acompanhar as atividades.

1186207_224521687705896_2135408818_n

Essa ação tão bacana surgiu em 2013 e recebeu o apoio da Fundação Holandesa Doen e do World Solar Cinema, da Holanda, que promove o conceito em vários países da Europa. A iniciativa brasileira é desenvolvida pela Brazucah Produções em parceria com a Associação Cultural Simbora e Semearte Productil.

O CINESOLAR também desenvolve outras atividades como: DJ-Eco, onde uma trupe de artistas fazem set de músicas e danças com instrumentos acústicos e eletrônicos, interagindo com o público, o Eco-Expo, que é uma exposição do veículo do projeto através de monitores e infográficos que mostra o funcionamento do carro e os princípios básicos da energia solar, a Eco-Ação que é uma mostra onde são exibidos produtos e brinquedos sustentáveis e o Eco-Grafite, uma oficina de graffiti que utiliza tintas feitas na hora pelos participantes com pigmentos naturais, tais como o café e a beterraba.

1209363_224519114372820_1463239341_n

O cinema itinerante já passou por diversas cidades como: Salto de Pirapora, Vinhedo, Campinas, Itapecerica da Serra, Taubaté, entre outras.

Fique ligado na programação e saiba mais sobre o projeto aqui e aqui.

CINESOLAR-tendal

DSC_8541p1

Comments

comments

Natt Naville

Natt Naville

Veja todos os posts

Natt Naville é jornalista e gosta de tudo que envolve o universo da comunicação. Entre palavras e histórias: Música. Música para tocar, para ouvir e dançar. Editora do Mistura Urbana, gosta de criar, recriar e se reinventar. Vive no paraíso azul da Grécia.

1 Comentários

Junte-se a conversa →

  1. […] já falamos do projeto CineSolar aqui – o primeiro cinema itinerante brasileiro que utiliza energia solar para funcionar. O uso da […]

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *