Warning: mysql_query(): Access denied for user ''@'localhost' (using password: NO) in /home/misturaurbana/public_html/wp-content/plugins/simple-newsletter-signup/simple-newsletter-signup.php on line 75

Warning: mysql_query(): A link to the server could not be established in /home/misturaurbana/public_html/wp-content/plugins/simple-newsletter-signup/simple-newsletter-signup.php on line 75

Warning: mysql_fetch_row() expects parameter 1 to be resource, boolean given in /home/misturaurbana/public_html/wp-content/plugins/simple-newsletter-signup/simple-newsletter-signup.php on line 76
A maior galeria a céu aberto no Muro de Berlim - MISTURA URBANA

A maior galeria a céu aberto no Muro de Berlim

6a0128765be845970c013482e64e1f970c-pi

A cidade de Berlim é incrível, cheia de histórias e de um visual que se funde entre a parte oriental com a parte ocidental. Localizada em uma das áreas do Muro de Berlim, a East Side Gallery é a maior galeria a céu aberto do mundo e também uma das mais importantes por toda a sua representatividade histórica.

A galeria é composta de 105 pinturas de artistas de vários lugares do mundo e está no lado leste do muro. As pinturas que começaram em 1990 documentam o momento da mudança para os alemães e representam a esperança de um futuro melhor, mais livre para as pessoas.

A importância histórica do muro vai muito além das suas próprias barreiras. Ele foi construído em 1961 para separar a Berlim Ocidental da Berlim Oriental. Os grandes muros de cimento eram fortemente vigiados por torres de guarda e haviam limitações que ficou conhecida mais tarde como a “faixa da morte”; ou seja, passou dali…

6a0128765be845970c0133efba3da4970b-pi

Dá para imaginar a quantidade de pessoas que se separaram, das histórias que não continuaram ou tiveram um trágico fim, dos casais que foram simplesmente deixados de lado, do sofrimento das pessoas. O Bloco do Leste afirmou que o muro foi erguido para proteger a população dos elementos fascistas conspirando para impedir a vontade do povo na construção de um Estado socialista na Alemanha Oriental. Mas, na realidade o muro serviu para impedir a emigração em massa e o abandono que marcou a Alemanha Oriental comunista e o Bloco do Leste durante o período de pós Segunda Guerra Mundial.

Cerca de 5.000 pessoas tentaram escapar sobre a parede, com um número de mortos estimado de mais de 100 e em torno de Berlim, embora essa afirmação é contestada. A própria Wall física foi destruída , principalmente em 1990. A queda do Muro de Berlim, abriu o caminho para a reunificação alemã, que foi formalmente concluído em 3 de outubro de 1990.

7_eastside_gallery

A East Side Gallery é entendida como um monumento à queda do Muro de Berlim e da resolução pacífica dos limites e convenções entre empresas e pessoas. Mais de 3 milhões de pessoas visitam a galeria todos os anos. Além disso, a East Side Gallery é ainda o único monumento autêntico de reunificação há mais de vinte anos e mais duradoura.

Mas graças a arte, o que a gente vê além das lembranças é um novo recomeço, seja através das cores, das formas, dos desenhos, das histórias que foram novamente contadas e dos novos sonhos.

Conheça mais sobre a Galeria aqui.

Comments

comments

Natt Naville

Natt Naville

Veja todos os posts

Natt Naville é jornalista e gosta de tudo que envolve o universo da comunicação. Entre palavras e histórias: Música. Música para tocar, para ouvir e dançar. Editora do Mistura Urbana, gosta de criar, recriar e se reinventar. Vive no paraíso azul da Grécia.

0 Comentários

Junte-se a conversa →

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *