Homem revoluciona o uso de absorventes na Índia - MISTURA URBANA

Homem revoluciona o uso de absorventes na Índia

arunachalam

Absorventes são quase itens de luxo entre as indianas, apenas 12% das mulheres usam e em aldeias mais pobres o número cai para 2%. O motivo? preço.  Com o mercado dominado por marcas estrangeiras, um pacote de absorventes pode custar até 40x a mais do que o preço de custo, fazendo com que as mulheres adotem métodos alternativos como trapos velhos, areia, serragem, folhas e cinzas, que além de nada higiênicos também contribuem para os altos índices de doenças reprodutivas no país.

Arunachalam Muruganantham era um recém-casado quando descobriu esse cenário. Inconformado ao saber que sua mulher, mãe e irmãs tinham que sacrificar a própria higiene dessa forma, tomou como objetivo desenvolver um método para que a mulheres pudessem produzir seus próprios absorventes a um custo acessível, o que Arunachalam não esperava era que ao longo do processo ele teria dificuldades em achar voluntárias para testar o produto, sobrando para ele mesmo esse trabalho. Isso mesmo, o cara vestiu uma calcinha com absorvente!

Após 4 anos do primeiro teste sua meta foi concluída, ele não só desenvolveu a máquina como optou por não lucrar com ela para facilitar a aquisição por moradoras das aldeias mais pobres da Índia o que gerou emprego, independência e melhor qualidade de vida para elas.

Confira a história desse grande homem contada, com muito bom humor, por ele mesmo. Vale a pena ;)

selecione no vídeo legendas em português

Comments

comments

0 Comentários

Junte-se a conversa →

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *