Exposição de Salvador Dalí traz esculturas do artista à Brasília - MISTURA URBANA

Exposição de Salvador Dalí traz esculturas do artista à Brasília

salvador-dalc3ad_1954

A exposição inédita do artista surrealista espanhol Salvador Dalí foi aberta ao público ontem em Brasília. A mostra “Salvador Dalí – Esculturas” em cartaz na galeria da Caixa Cultural traz 26 peças em sua maioria em bronze que foram produzidas por ele na década de 70. Em agosto, as obras serão expostas em Fortaleza e, em janeiro de 2015, no Recife, de acordo com a curadoria.

“Mesmo dedicando muitas horas à pintura, ele fez de três a quatro esculturas por ano. Era como um complemento, um prazer para ele fazer coisas diferentes. E é bom divulgar o que é menos conhecido. Essa coleção, feita na década de 70, na maturidade artística de Dalí, é excepcional. São obras de muita qualidade e feitas com toda liberdade, dos temas que ele mais gostava”, diz Mora, o curador da mostra.

As obras em exposição foram selecionadas dentre a coleção de 44 esculturas da que ficou conhecido como Coleção Clot e tratam de temáticas como a mitologia clássica, iconografia cristã e temas surrealistas e históricos. Dentre as esculturas que serão expostas ao público, três têm medidas próximas a três metros. Pelas dimensões, as obras foram trazidas ao Brasil de navio.

14abr2014---exposicao-reune-26-esculturas-de-salvador-dali-na-caixa-cultural-em-brasilia-1397506033686_565x480

Mais sobre o artista

Salvador Dalí foi um artista conhecido pelo seu trabalho surrealista e era considerado por muitos uma figura excêntrica. O espanhol é mais conhecido por seus trabalhos de pintura, embora também tenha produzido ilustrações para livros, litografias, desenhos para cenários e trajes de teatro, esculturas e trabalhos para o cinema. O curador da mostra, Francisco Lara Mora, explica que optou por expor apenas esculturas para trazer ao público obras menos divulgadas do artista espanhol.

Nascido em 1904, em Figueres, na Espanha, estima-se que Salvador Dalí tenha produzido mais de 1,5 mil quadros. Uma das mais famosas obras pintadas por Dalí é A Persistência da Memória, às vezes chamada de Relógios Fundidos. O trabalho apresenta a imagem da fusão de relógios de bolso. Dalí faleceu em 1989, aos 84 anos.

Serviço

terça-feira a domingo, das 9h às 21h
Salvador Dalí, Esculturas – Surrealismo Tridimensional
Até 15 de junho
Galeria Acervo da Caixa Cultural (Setor Bancário Sul)
Entrada franca. Informações: 3206-9448
Classificação livre

20140413164206106400a

via e via

Comments

comments

Natt Naville

Natt Naville

Veja todos os posts

Natt Naville é jornalista e gosta de tudo que envolve o universo da comunicação. Entre palavras e histórias: Música. Música para tocar, para ouvir e dançar. Editora do Mistura Urbana, gosta de criar, recriar e se reinventar. Vive no paraíso azul da Grécia.

0 Comentários

Junte-se a conversa →

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *