Edição Brasileira do Projecto Multiplo + Ateliê Aberto no Red Bull Station - MISTURA URBANA

Edição Brasileira do Projecto Multiplo + Ateliê Aberto no Red Bull Station

unnamed

No sábado, dia 26 de abril, o Red Bull Station recebe a edição brazuca do Projecto Multiplo em São Paulo, uma exposição de arte impressa. No mesmo dia, artistas residentes recebem o público para o Ateliê Aberto para trocar ideias sobre o trabalho em desenvolvimento.

O Projecto Multiplo é uma plataforma para apresentação e circulação de trabalhos que pretende reunir parte do que está sendo produzido na América Latina, trazendo trabalhos como posters, livros, jornais, revistas, cédulas, fanzines, selos, adesivos, etc. A cada exibição há um processo de pesquisa simultânea à exposição por meio de uma convocatória local para agregar novos artistas. Assim, a ideia do projeto é de multiplicar a cada edição, tanto no volume dos materiais, quanto no número de participantes.

A primeira edição do Projecto Multiplo aconteceu em março de 2011, no Laboratório de Arte Espacio G, Valparaíso/ Chile. Para a edição o projeto contou com a colaboração de Mauricio Román, responsável pela curadoria dos artistas chilenos. O Projecto Multiplo #2 aconteceu na Universidade de Córdoba, Argentina, em setembro de 2011 e apresentava artistas brasileiros e chilenos (que participaram da primeira edição) e durante a mostra integrou artistas argentinos por meio de convocatória aberta.

unnamed

O Projecto Multiplo #3 aconteceu no espaço autônomo de arte Meridion A.C. em julho de 2012, e teve o auspício do projeto “El Probador”.e da Galeria Meridión AC. Nesta edição a mostra apresentou artistas argentinos, chilenos, venezuelanos, porto-riquenhos e brasileiros. A quarta edição aconteceu no Centro de Arte Contemporaneo, em setembro de 2012. Multiplo foi selecionado para participar da NEW YORK BOOK FAIR, no MOMA- PS1, também em setembro de 2012.

A última edição foi em dezembro de 2013 no Centro Cultural São Paulo, e teve colaboração do artista Ícaro Lira. Esta edição contou com a “Operaçion Pegada” acontecendo tanto no lado externo e interno do CCSP, como também duas oficinas, uma ministrada por Pablo Castro e Rodrigo Lagos da “La Nueva Gráfica Chilena” e outra por Fabio Morais.

Durante a apresentação do Projecto Múltiplo, o Red Bull Station também receberá a editora de quadrinhos Narval Comix. No evento, será impressa especialmente a primeira gravura em serigrafia do “Projeto de Assinaturas de Gravuras de Quadrinistas” da editora. Encabeçado pelo desenhista Rafael Coutinho, o projeto consiste na entrega mensal de uma gravura surpresa feita em técnicas de serigrafia na casa dos assinantes, numa iniciativa inédita no mercado editorial. Durante seis meses, seis imagens numeradas e uma pasta especial para abrigar as obras serão enviadas aos assinantes, após o pagamento e confirmação.

Os primeiros artistas que podem ser “assinados” são Pedro Franz e Diego Guerlach, que estarão pessoalmente dia 26 imprimindo as imagens e autografando. O público poderá acompanhar de perto todo o processo criativo e interagir com os quadrinistas.

Assinaturas Narval Comix from Crown Filmes on Vimeo.

Programação:

ABECEDÁRIO é um trabalho de Vanessa Torrez que iniciou dia 8 de junho de 2013 e não tem data marcada para acabar. A ideia é que a artista faça tatuagens ao longo da sua vida de todo o alfabeto, sendo uma letra desenhada por vez. A pessoa que receber a tatuagem pode escolher a tipografia que quer para a sua letra, além de um lambe-lambe criado pela artista.

Operaçión Pegada parte da ação de “pegar” trabalhos de meios variados, como por exemplo colagem, xilogravura e impressão digital, a fim de fazer uma exposição a céu aberto.

Isto é: Tatuagem + lambe-lambe = 1 trabalho da série ABECEDÁRIO

Sobre o Ateliê Aberto

A 7ª edição da Residência Artística do Red Bull Station apresenta os artistas Beatriz Toledo, Felipe Braga, Roberto Freitas, Tiago Judas, Tiago Santinho e a dupla Associação Massa Falida formada por Pablo Vieira e Silvio De Camillis Borges; selecionados por Nancy Betts, Maria Monteiro e Paula Borghi. Os critérios para a seleção foram orientados a partir do caráter experimental dos artistas e pela excelência de suas produções, a fim de constituir um grupo eclético tanto no pensar quanto no criar. A turma está sendo supervisionada pela curadora Paula Borghi.

Serviço

Abertura do Projecto Multiplo + Ateliê Aberto (Projecto Multiplo em exposição até 10 maio)
Sábado, 26 de abril, das 17h às 23h59
Praça da Bandeira, 137. Centro, São Paulo, SP
Mais informações aqui.

unnamed-1

Comments

comments

Natt Naville

Natt Naville

Veja todos os posts

Natt Naville é jornalista e gosta de tudo que envolve o universo da comunicação. Entre palavras e histórias: Música. Música para tocar, para ouvir e dançar. Editora do Mistura Urbana, gosta de criar, recriar e se reinventar. Vive no paraíso azul da Grécia.

0 Comentários

Junte-se a conversa →

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *