COMEMORE O DIA DA TERRA! - MISTURA URBANA

COMEMORE O DIA DA TERRA!

FOOT TERRA

Hoje é o Dia da Terra, data instituída mundialmente pela ONU em 2009 e comemorada nos Estados Unidos desde 1970. O portal CicloVivo apresenta cinco sugestões de como comemorar o dia 22 de abril e garante que adotar essas atitudes também nos próximos dias do ano seria ainda melhor – para o planeta e para todos nós.

Diante das causas que levaram à criação desta data especial, é impossível comemorá-la sem que haja uma reflexão sobre a ação de cada ser humano em relação à Terra. Ter um estilo de vida mais sustentável, preocupado com o nosso impacto e o que deixamos no planeta, é o melhor jeito de agradecermos à Terra por tudo o que ela nos dá”, afirma Mayra Rosa, fundadora do site e especialista em desenvolvimento sustentável.

Veja abaixo cinco dicas do CicloVivo de hábitos sustentáveis:

Calcule a sua pegada ecológica
A pegada ecológica nada mais é do que o impacto que as nossas escolhas e hábitos geram no meio ambiente. O termo pegada é bastante apropriado, pois simboliza as marcas que nós deixamos no planeta. A organização internacional Footprint Network disponibiliza uma ferramenta virtual que te ajuda a calcular o tamanho desta pegada. Com base nas informações disponibilizadas pelo aplicativo é possível estabelecer novas metas e mudanças no estilo de vida, de modo a comprometer menos a natureza. Clique aqui para calcular a sua pegada ecológica.

Optar pelo consumo consciente
Consumir de maneira consciente é analisar o que realmente é necessário. É pensar antes de se render a qualquer impulso momentâneo ou de imaginar que as coisas apresentadas nas propagandas são realmente imprescindíveis. Esse autocontrole impede que muito dinheiro seja gasto em itens que ficarão parados no armário ou na gaveta sem utilidade alguma. Para tornar-se um consumidor ainda melhor, analise a procedência antes de comprar, opte por produtos e alimentos produzidos localmente.

Deixe melhores filhos para o mundo
Se é necessário se preocupar com um mundo melhor, também é preciso deixar aqui melhores pessoas. Por isso, passe bons valores aos seus filhos. O hábito também vale para ser aplicado com sobrinhos, amigos e qualquer outra pessoa do seu convívio. Influencie quem está ao seu redor. Contagie-os de maneira a fazê-los melhores seres humanos. Esta é uma corrente que se espalha e gera bons frutos por muitas gerações.

Plante uma árvore
Este é um ato tão simples e prazeroso que deveria ser praticado constantemente por todos os seres humanos. Além de ajudar a minimizar parte da nossa parcela de culpa em relação aos nossos impactos ambientais, essa também é uma valorização da vida. Plantar uma árvore é a geração de um novo ser. Se possível, não fique na primeira, faça disso um hábito que trará bons frutos para o futuro.

Pratique boas atitudes
Compartilhar coisas boas também é uma forma de agradecer e honrar a Terra por toda a hospitalidade e beleza que ela nos oferece. Portanto, faça o mesmo. Respeite o próximo, pratique a gentileza, dê um sorriso. Se possível, vá além. Uma maneira de ultrapassar a zona de conforto é participando de algum trabalho voluntário. Use seus talentos para o bem do outro, a recompensa é imensurável.

Sobre o CicloVivo
CicloVivo é um portal que tem como objetivo informar as mudanças e novidades do mundo da sustentabilidade, além de fomentar atitudes mais positivas e conscientes. Sua missão é promover a conscientização pela difusão de informações, com qualidade e prestação de serviços aos leitores. Com alicerce em três pilares (econômico, social e ambiental), as notícias publicadas no portal envolvem os temas Bike, Cidadania, Meio Ambiente, Tecnologia, Arquitetura, Mídia & Negócios, Desenvolvimento, Vida Sustentável, Vídeos, Agenda e Faça Você Mesmo, espaço que traz dicas para decorar ambientes com materiais reaproveitados (peças, frascos e qualquer outro objeto que teria como destino o lixo).

Valeu a parceria! Boas ideias são sempre compartilháveis! :)

Comments

comments

0 Comentários

Junte-se a conversa →

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *