Com temática urbana, a artista paulista Renata Cruz expõe na Blau Projects - MISTURA URBANA

Com temática urbana, a artista paulista Renata Cruz expõe na Blau Projects

unnamed

A exposição “Proposta para Atualização de uma Enciclopédia” da artista Renata Cruz entra em cartaz no dia 12 de abril na Blau Projects. Com temática urbana, Renata se propôs a fazer uma espécie de “atualização” de uma enciclopédia, editada nos anos 70 intitulada como “O mundo em que vivemos”.

“Decidi atualizar a publicação, a partir das informações do mundo que eu tenho contato, tanto do meu cotidiano quanto de notícias de jornal”, conta a artista. A partir de temas gerais estabelecidos na enciclopédia, como “O mundo em que vivemos/Ataque à luz do dia”, “A luta pela vida/camuflagem”, “A natureza domesticada”, “Estranhas associações” e “A continuidade da vida”, a artista buscou criar novos paradigmas a partir de referências contemporâneas.

“As enciclopédias foram livros fundamentais para a formação do olhar de muita gente”, conta. A artista encontrou o material enquanto trabalhava com um sistema de trocas de objetos entre pessoas de seu círculo de amizades. Pediu para conhecidos o primeiro material impresso que tivesse sido referência em seu entendimento de mundo.

A partir de assuntos ilustrados no livro, a artista coletou um conjunto de imagens na cidade de São Paulo, buscando atualizar e ampliar seus conceitos tendo como base sua própria experiência. Foi, então, que encontrou em imagens icônicas de Paraisópolis, Morumbi, ou mesmo nas calçadas da cidade, alusões e inspirações para suas pinturas em aquarela.

Serviço

Exposição Proposta para Atualização de uma Enciclopédia
Individual de Renata Cruz
Dia 12 de abril, sábado, abertura para o público, das 12h às 19h
Em cartaz até 10 de maio de 2014
Serviço de manobrista no local como cortesia
Horários de funcionamento: terça a sábado, das 11h às 19h
Entrada gratuita

Mais informações aqui.

Comments

comments

Natt Naville

Natt Naville

Veja todos os posts

Natt Naville é jornalista e gosta de tudo que envolve o universo da comunicação. Entre palavras e histórias: Música. Música para tocar, para ouvir e dançar. Editora do Mistura Urbana, gosta de criar, recriar e se reinventar. Vive no paraíso azul da Grécia.

0 Comentários

Junte-se a conversa →

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *